Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

27.10.2008 | 22:49

Participação dos Investidores – 23/10

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira

A seguir a participação dos investidores na Bovespa, referente ao mês de outubro até o dia 23.
Após o Ibovespa fechar abaixo do importante suporte em 35.609 pontos (gráfico diário), os investidores estrangeiros fizeram uma boa retirada de capital da Bovespa (R$ 668 milhões). O saldo negativo do mês de outubro já ultrapassou a casa dos R$ 4 bilhões. Abaixo o gráfico do SIE e Ibovespa neste mês.

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. ivar de cesaro disse:

    Oi amigo Dalton:
    Redundância Maligna

    Realmente os eventos estão se repetindo com uma freqüência cada vez maior. Mais uma vez eu abro meu PC para dar uma olhada nos mercados e me deparo com quedas violentas vindas do oriente. Na Ásia tivemos quedas fortíssimas, com a Nikkei no mesmo valor de 26 anos atrás (chega a ser engraçado, 1 yen investido a 26 anos atrás vale 1 yen hoje), alguns leitores deste blog nem eram nascidos nessa época então provavelmente hoje é o dia em que a bolsa Japonesa atingiu o ponto mais baixo de suas vidas.

    Fica um tópico interessante para pesquisar depois, como é que o Japão que tem uma cultura muito voltada ao trabalho e com muita tecnologia de ponta consegue não gerar valor, na média, para seus acionistas em 26 anos?

    Deixando o devaneio de lado e voltando ao nosso mercado, provavelmente iniciaremos a semana com dificuldades e olhando no gráfico desde 1998 a queda destes últimos meses assemelha-se em muito com a de 1998 pelo menos em magnitude, porém não acredito que teremos uma apreciação tão rápida da bolsa como em 1999, que demorou 1 ano para se recuperar. Quanto mais essa crise se agrava mais eu acredito que o investidor perde confiança e diminui a sua “vontade” (e recursos) para investir em ativos de risco e essa confiança é algo que demora a ser recuperado.

    A bolsa pode até estar barata, mas ela só vai voltar a subir quando bastante gente acreditar nisso.

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Ivar,

    Obrigado por replicar o texto acima. É de algum site? Em caso afirmativ, por favor, dê os devidos créditos ao autor.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.