Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

03.08.2010 | 11:27

Participação dos investidores – 30.7.10

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira

Fluxo dos estrangeiros
Estrangeiros encerram o último pregão de julho comprando mais do que vendendo, apesar de ter reduzido um pouco mais o fluxo positivo dos últimos dias. O saldo positivo final do capital estrangeiro na bolsa no mês de julho foi de R$ 3,5 bilhões, apoiando a alta de 10,8% do índice.
Capital estrangeiro x Ibovespa

A seguir a participação dos investidores na BmfBovespa referente ao dia 30 de julho.
Participação dos investidores - 30/7

Saiba o motivo pelo qual acompanho diariamente o fluxo do capital estrangeiro na Bovespa?

5 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. marcelo disse:

    Dalton
    No patamar que está o dólar (em torno de 1,75), parece-me que estrangeiro comprar mais bolsa ficaria cada vez mais perigoso perigoso a eles, pelo risco cambial.

    Ou será que eles estão hedgeados na moeda, ou então prevendo maior valorização do real e isto não faz diferença num possível momento de saída da bolsa ?

  2. Dalton Vieira disse:

    Oi Marcelo,

    Infelizmente não consegui entender muito bem o seu raciocínio no comentário acima. Caso queria esclarecer melhor fique a vontade.

    Em particular não vejo com perigoso para eles a entrada consecutiva de capital na bolsa, visto uma maior probabilidade do Ibovespa chegar aos 70 mil pontos novamente.

    Grande abraço.

  3. Marcelo disse:

    Dalton,

    É que entendo que o investidor estrangeiro ganha/perde com a variação da bolsa e mais também com a variação do câmbio na entrada/saída do capital no país (caso este capital esteja fora do Brasil).

    Por exemplo, se o dólar sobe num possível momento de saída, o ganho deles da bolsa não é parcialmente anulado pelo câmbio ?

  4. Dalton Vieira disse:

    Oi Marcelo,

    Compreendo o seu raciocínio. No entanto, geralmente a oscilação (%) do dólar não é semelhante ao do Ibovespa.

    Exemplo: No dia 16/7 o dólar estava por volta de 1,80 e o IBOV nos 62.339 pontos. Hoje temos o dólar (arredondando) em 1,76 e o IBOV nos 68.283 pontos. Portanto, dólar registrou uma baixa aproximada de 2,2% e o índice alta de 9,47%.

    Apesar de perderem um pouco no câmbio a subida do mercado de ações compensa a troca, mesmo que haja também uma perda na saída. Este é o meu ponto de vista a respeito. Concorda?

    Grande abraço.

  5. Marcelo disse:

    Exatamente isto !

    Abraço

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.