08.09.2008 | 23:43
Participação dos Investidores – 4/9
Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira
A seguir a participação dos investidores na Bovespa, referente ao mês de setembro até o dia 4.
No dia (4) em que o Ibovespa registrou forte queda (3,96%) o saldo dos investidores estrangeiros fechou positivo. Portanto, quem impulsionou o Ibovespa para baixo neste dia foram os investidores nacionais, confirmando o que mencionei na análise anterior do fluxo dos estrangeiros na bovespa. Qual deles seguir, investidores nacionais ou estrangeiros?
Estudos que realizei mostram uma correlação alta entre o SIE e o Ibovespa. Portanto, costumo seguir os passos dos estrangeiros. É mais uma variável para apoiar estratégias de compra dentro do cenário atual de baixa.
A seguir o gráfico com a evolução diária do SIE e Ibovespa desde o início de agosto. Observe que já há uma divergência de alta. Vamos ver se continuará assim nos próximos dias.
Obs.: Para ler o artigo da correlação do fluxo dos estrangeiros com o Ibovespa basta acessar a aba Artigos > mais Artigos que está disponível nas opções do lado direito do site.
Deixe seu comentário