Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

06.07.2007 | 0:41

Participação dos Investidores no Volume Total da Bolsa

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira

Através do estudo que realizei nos dados históricos da participação dos investidores no volume total da Bovespa, percebi que há uma estabilidade desde 2005 na evolução de cada categoria, conforme mostra os gráficos abaixo:




Conforme destacado nos artigos anteriores sobre o Investimento Estrangeiro na Bovespa, o destaque está na correlação do saldo (compras – vendas) de cada categoria com o Ibovespa. Neste caso os Invest. Estrangeiros possuem uma maior correlação, com exceção de 2007, onde o saldo das Instituições Financeiras tem uma semelhança muito forte com o Ibov. Veja o gráfico abaixo.


Obrigado pela leitura. Até breve!

6 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Alexandre de Assis disse:

    Ola Dalton…
    Em busca de esclarecimentos sobre como e, quando, investir em acoes, deparei-me com seu seu blog. Embora eu seja leigo em questoes financeiras, achei interessante os apontamentos levantados…
    Em pesquisa na tentativa de saber mais sobre o mercado, gostaria de saber sua opniao se seria momento adequado de investir.
    ass. Alexandre de Assis…..
    xandao_net@hotmail.com Atenciosamente.

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Alexandre,

    A primeira pergunta importante é: investir em quê (Ações, fundo de renda fixa, etc)?

    No caso das ações, analisando tecnicamente os gráficos, saldo dos investidores estrangeiros na Bovespa e as preocupações com a economia americana, acredito que seja um momento para se aguardar pacientemente um melhor cenário dos pontos destacados acima.

    Agora se você quer investir em ações visando o longo prazo (acima de 05 anos), sem a necessidade de resgatar o dinheiro antes deste prazo, então seria interessante neste momento investir pouco (exemplo 25% do valor destinado para ações) e, em seguida após a melhoria do cenário, investir gradativamente os 75% restantes.

    Obrigado pelo comentário e por participar do blog.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Anonymous disse:

    Ola Dalton…

    Era exatamente minha duvida. Meus investimentos eram todos concentrados em reda fixa, pois tinha muito receio e ainda tenho em investir em acoes… Mas analisando o cenario dos ultimos anos, notei que os rendimentos fixos nao passavam de 13%ano, em contrapartida acoes das principais empresas nacionais tiveram um rendimento superior aos 35%. Apartir de entao, decidi mudar meus investimentos, mas estou perdido em quais acoes devo investir e, ainda, se o momento e adequado, pois busco investimentos de longo prazo.

    Obrigado pelos esclarecimentos.
    Continuarei acessando seu blog para continuar obtendo informacoes a respeito..
    Alexandre de Assis-MG

  4. Dalton Vieira disse:

    Oi Alexandre,

    O receio de investir em ações é normal e saudável quando não se tem conhecimento no assunto e também não há um planejamento para este tipo de investimento.

    Parabéns por se interessar no mercado de ações e ir em busca de informações. Quanto mais você estudar e se preparar para investir, menor será o risco.

    Sobre olhar para trás e ver uma excelente valorização do mercado acionário, não significa que continuará gerando esta rentabilidade. Suponhamos que você saiu do seu fundo de renda fixa que lhe deu 13% ao ano e entrou em ações agora e fecha o ano com -13% em 04 meses. A pergunta que eu faço é: tudo bem para você se isso ocorrer? Se for realmente longo prazo (acima de 05 anos), o normal seria não lhe incomodar.

    Entenda que não estou sendo pessimista, mas temos que pensar na pior possibilidade para nos planejarmos o quanto vamos investir inicialmente em ações e qual é o objetivo em termos de prazo (curto, médio ou longo). É essencial ter um planejamento.

    Muito obrigado por colaborar com o enriquecimento das informações deste blog.

    Grande abraço
    Dalton Vieira

  5. Philipe disse:

    Olá dalton, queria saber se há possibilidade de você enviar as tabelas de participação dos investidores, pois estou fazendo uma tese sobre o assunto e estou com dificuldade de encontrar a tabela.

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Philipe,

    O que você quer dizer com tabelas? Estes dados são fornecidos diariamente pela BmfBovespa. Você pode solicitar e receber gratuitamente o histórico de cada mês apenas solicitando para a própria BmfBovespa.

    Formas de contato: http://www.bmfbovespa.com.br/Contato/Contatos.aspx?idioma=pt-br

    Grande abraço.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.