Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

04.08.2008 | 11:47

PETR4 (Petrobrás PN) – Reversão no objetivo

Publicado na(s) categoria(s) Petrobras, por Dalton Vieira

Na estratégia de compra da PETR4 o objetivo traçado era a média móvel exponencial de 13 períodos (MME13) do gráfico diário. E o que ocorreu? A ação praticamente encostou nela e reverteu o movimento de alta, conforme mostra o gráfico ao lado.

Aí vem a pergunta: como realizar o lucro da operação? Por se tratar de uma média móvel, cujo valor altera a cada dia, uma boa opção seria enviar uma ordem de venda um pouco abaixo dela (por exemplo 1% abaixo).

Vamos lá, na quinta-feira (31/07) a ação fechou em forte alta de 4,89% e apontava o possível teste da MME13. Neste dia a MME13 estava com o valor de $37,19. Seguindo a sugestão do parágrafo anterior onde estaria a sua ordem de venda? 1% abaixo de $37,19, logo teríamos a venda de 600 ações a $36,81. Esta saída representaria um lucro bruto de 7,27% sobre o capital investido de R$ 20.592,00, visto que a PETR4 chegou a ser negociada a $36,88 no dia seguinte.

No atual cenário atual de baixa este retorno percentual em poucos dias de investimento seria ótimo ou não? Eu diria que até em um cenário de alta seria muito bom. Logicamente que é importante avaliar cuidadosamente cada cenário. A PETR4 tinha motivos suficientes para ficarmos bastante atentos, principalmente devido ao seu gráfico semanal.

O maior problema ao se investir em uma ação, principalmente no curto prazo, é querer um lucro muito alto, ao invés de colocar os pés no chão e pensar em obter uma rentabilidade superior a um fundo de renda fixa. Este tipo de meta pode livrar muitos de prejuízos grandes.

Agora que o mercado voltou a cair, vamos planejar uma nova estratégia de entrada.

Tenha uma ótima semana. Até breve!

5 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Marco disse:

    Dalton, você chegou a vender essas PETR4 ou as segurou?

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Marco,

    As ações foram vendidas. Agora se foram vendidas na corretora ou aqui no blog, através da estratégia publicada (24/07) e posteriormente acompanhada aqui no blog, só eu sei (risossss).

    É importante ressaltar que o meu objetivo ao compartilhar minhas análises, estratégias, etc, é colaborar com aqueles que desejam aprender mais sobre análise técnica e a investir no mercado de ações. Em paralelo estarei aprimorando o meu conhecimento.

    Muito obrigado por participar.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Anonymous disse:

    Dalton , eu estava olhando a bmef 3 a11.91 ta barato? e dizem q em agosto ela e bovh vao vira 1 so.qual seria melhor. Pois estou querendo tira da petr e por em 1 das 2(bmef,bovh),dai daria para comprar maior numero de acoes . Me da 1 luz porfavor.GD ABRACO .

  4. naul neto disse:

    O comentario ai em cima e meu naul neto.

  5. Dalton Vieira disse:

    Olá Naul,

    Particularmente não faria esta mudança. Primeiro o valor financeiro teoricamente será o mesmo, logo você estaria pagando corretagem para sair da PETR e entrar na BMEF. Acredito que seja um custo desnecessário neste momento.

    Depois de $11,82 a BMEF não tem fundo, ou seja, não há suporte para planejarmos um possível objetivo da queda. Será que vai até os $10,00?

    A PETR4 já tem um suporte em $30,30. Eu estou mais para uma nova estratégia de compra desta ação do que da BMEF3 ou BOVH3. Elas podem até se valorizarem mais em uma possível subida, mas o risco operacional ao meu ver é maior.

    Esta é a minha opinião. Faça a sua análise e trace sua estratégia.

    Obrigado por participar do blog. Continue por aqui.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.