Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

04.05.2016 | 18:09

Pivô de Baixa – Sinal de fraqueza dos compradores

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo o que é e como identificar um Pivô de Baixa, princípio essencial da Análise Técnica.

Conceito

O que é um Pivô de Baixa? É uma formação gráfica em que o preço de um ativo supera a mínima do fundo anterior após dois topos descendentes. Para ficar mais claro vamos aplicar o conceito na figura em destaque.

Inicialmente há a formação do topo T1, seguido do fundo F1. Neste momento que entra o primeiro ponto importante do pivô de baixa, a formação do topo descendente T2. O preço para de subir abaixo do topo T1 e volta a cair. Na sequência temos o segundo ponto importante do pivô. O movimento de baixa gerado após o topo T2 supera a mínima do fundo F1, confirmando assim o pivô de baixa.

Exemplo – PETR4

Vamos a um exemplo prático usando o gráfico diário da PETR4. Repare que após um movimento de alta há a formação do topo T1, seguido de um bom movimento de baixa. A reversão deste movimento proporcionou a formação do fundo F1.

Repare que na sequência houve a formação do topo T2 abaixo do topo T1, ou seja, topo descendente. Quando ocorre a confirmação do pivô de baixa? Excelente, quando há a superação do fundo F1, conforme destacado pelo ponto A.

Quais são os fatores que aumentam a importância do pivô de baixa?

1. Um fechamento abaixo da mínima do fundo anterior – F1. No exemplo da PETR4 isso ocorreu somente dois dias após a confirmação do pivô de baixa, conforme destacado pelo ponto B.

2. Volume acima da média na confirmação do padrão. No exemplo da PETR4 observe que o volume só foi acima da média no ponto B, ou seja, quando houve um fechamento abaixo do fundo F1.

Alguns analistas de mercado com o objetivo de lucrar durante a tendência de baixa, costumam vender um ativo na confirmação do pivô.

Significados

Quais são os significados de um Pivô de Baixa? Este padrão gráfico pode significar o início ou a continuidade de uma tendência de baixa. Para facilitar o entendimento observe as figuras 1 e 2 que destacam a formação do pivô de baixa.

Qual a diferença entre as duas figuras? Correto, os movimentos que antecedem o pivô de baixa. Na figura 1 há uma tendência de alta, caracterizada por topos e fundos ascendentes. Neste caso, a formação do pivô significou o fim desta tendência e o ínicio de uma tendência de baixa.

Na figura 2 já havia uma tendência de baixa, caracterizada por topos e fundos descendentes. Neste caso, a formação do pivô significou a continuidade da tendência vigente.

Qual a formação de pivô mais importante, a apresentada na figura 1 ou 2? O pivô de baixa da figura 1 tem um peso um pouco maior por dar início a tendência de baixa. No entanto, ambas são importantes por representarem uma força maior dos vendedores, o que aumenta a chance do preço continuar o movimento de desvalorização.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Tendência de Baixa. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

10 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Gabriel Leveau disse:

    Parabéns pela clareza na explicação e pela qualidade do vídeo.

    Obrigado!

    Abraço!

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Gabriel,

    Obrigado por prestigiar o conteúdo do site. Sucesso nos estudos.

    Grande abraço.

  3. fabiano disse:

    Puxa este site é sensacional. Paguei por um curso individual no skype, mas aqui neste site está tudo muito mais claro e didático. Já é um dos meus sites favoritos!

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Fabiano,

    Excelente! Muito obrigado por prestigiar o conteúdo do site. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.

  5. Juliano disse:

    Melhor site que eu consegui achar ate hoje, te agradeço de coração pelas infomações.

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Juliano,

    Muito obrigado pelo elogio. Espero sempre contar com sua presença por aqui.

    Grande abraço!

  7. Reginaldo disse:

    Melhor e mais bem conceituado site que eu já encontrei na internet você esta de parabéns Dálton sucesso para voce e todos os internautas que acompanham o seu trabalho muto obrigao pelos encinamentos so acim conseguimos alcansar nosas metas. Obrigado..

  8. Dalton Vieira disse:

    Olá Reginaldo,

    Muito obrigado pelo comentário e elogios ao site. Espero sempre vê-lo por aqui. Sucesso nos estudos e investimentos!

    Grande abraço.

  9. Felipe disse:

    Fala Dalton, blza?

    Pelo pouco que li no seu blog você usa gráficos diários para exemplo. Se caso eu estiver em um intraday, vale o mesmo nessas tendências para o gráfico de 15, 30 minutos?

    Valeu por compartilhar o conteúdo. Você é muito claro nas explicações.

    Abs;

  10. Dalton Vieira disse:

    Sim, Felipe. A maioria dos conceitos abordados nos vídeos de aprendizado pode ser aplicado nos gráficos intraday.

    É um grande prazer agregar valor ao seu conhecimento. Obrigado pelo elogio. Aproveite para se inscrever no meu canal no Youtube.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.