Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

11.09.2010 | 12:49

Ponto de Retorno de Alta – Fundo

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo o que é e como identificar um ponto de retorno de alta – fundo.

O que é um ponto de retorno de alta?

É um sinal gráfico de reversão de um movimento de baixa que geralmente marca o início de um movimento de alta. É também conhecido como a confirmação de um fundo.

No gráfico, o ponto de retorno de alta é o candle que fecha acima da máxima do candle responsável pela mínima do movimento de baixa.

Como identificar?

Primeiramente localize o candle responsável pela mínima do movimento de baixa (1). Depois trace uma linha horizontal na máxima deste candle (2). O ponto de retorno de alta (fundo) é o 1º candle que fecha acima desta linha (3).
Fundo - Ponto de Retorno de alta
Observação: A mínima do ponto de retorno de alta não pode ser a mínima do movimento de baixa (4).

Exemplo prático

Vamos agora ao exemplo prático usando o WSC. Por favor, assista ao exemplo através do vídeo acima.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

7 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. ALEXANDER PRIETO disse:

    Olá, Danton. Sou fã deste seu site. Acompanho diariamente as vídeo análises e já aprendi muito aqui. Ocorre que tenho uma dúvida sobre “ponto de retorno”, e vou usar um exemplo recente no gráfico diário da ambv4 para ilustrá-la. No pregão de 14/04/2011 ocorreu uma grande alta. entretanto, neste dia, verificou-se uma nova mínima 44,80 do último movimento de queda, iniciado no começo do mês de Abril/11. este candle, portanto, não indica o ponto de retorno de alta, em razão desta nova mínima, correto♥ A dúvida, então, é: por ter formado esta nova mínima, o ponto de retorno de alta deste movimento somente ocorrerá quando ocorrer um fechamento acima da máxima deste candle (46,50), está correto♥. e caso neste dia 14/04/2011, não tivesse sido formada esta nova mínima, seria este o candle responsável pela configuração do ponto de retorno de alta deste movimento descendente, correto♥

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Alexandre,

    Correto, o ponto de retorno de alta (PRA) ocorrerá após o fechamento de outro candle acima de 46,50. O candle do dia 14 seria o PRA se a mínima dele fosse superior a 44,95.

    No entanto, destaco que este candle (dia 14) já teve um significado interessante para compra, pois ele fez o que o PRA faz, fechar acima da máxima do candle anterior, inclusive rompendo a resistência da EMA13 – média móvel de 13 dias.

    Uma ótima semana! Grande abraço.

  3. Nerceu Santos disse:

    Estou aprendendo muito aqui! Parabéns pelo ótimo trabalho.

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Nerceu,

    Muito bom saber que o conteúdo do site está agregando valor ao seu conhecimento no mercado. Espero sempre vê-lo por aqui. Obrigado pelas congratulações!

    Grande abraço.

  5. Poliana Proni disse:

    Oi Dalton, tudo bem?
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo seu site, pois é muito esclarecedor e o conteúdo é abordado de uma maneira prática e objetiva. Gosto da sua didática!

    Gostaria de tirar uma dúvida sobre o PRA.
    A dúvida é a seguinte: quanto a essa afirmação “O ponto de retorno de alta (fundo) é o 1º candle que fecha acima desta linha (3).”
    Se, no caso, o PRA não for logo o primeiro candle subsequente pode ser o segundo, terceiro… candle? Qual sua sugestão ?

    Obrigada!

  6. Dalton Vieira disse:

    Oi Poliana, boa tarde.

    Sim, pode ser o segundo, terceiro,…candle. Ao meu ver, quanto mais cedo confirmar o PRA, mais significativa será a a sinalização de fundo.

    Muito obrigado pelos elogios e por prestigiar o conteúdo do site. Espero sempre vê-la por aqui e no meu canal no Youtube (http://bit.ly/1guyirt).

    Grande abraço.

  7. Cristiano disse:

    Dalton….

    Tenho diversos livros / pdfs / e-books sobre análise gráfica, vejo youtube, sites ,etc…. mas nenhum chega perto das suas explicações… são simples, fáceis de entender.. sua didática é excelente.

    Obrigado por disponibilizar seu tempo e conhecimento.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.