Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

19.08.2007 | 12:20

Principais ações – Cenário desfavorável para compra

Publicado na(s) categoria(s) Gerdau, Petrobras, Usiminas, Vale, por Dalton Vieira

Analisando o gráficos de alguns dos principais ativos da Bovespa após o fechamento desta semana, não vejo ainda um cenário favorável para comprar estes ativos. Vejam os pontos que destaco como negativos, no gráfico Diário, para operações de compra:

1. Rompimento da linha de tendência de alta;
2. Quebra da tendência de alta, ou seja, rompimento do suporte proporcionado pelo fundo que antecedia o último movimento de alta;
3. Topo e fundos descendentes;
4. Volume de negociações na queda foi muito forte. Consequentemente o OBV (on balance volume) está distribuindo (baixa);
5. Preços abaixo da média móvel de 65 períodos, que funciona como rastreador de tendência.

Veja abaixo o gráfico Diário dos ativos analisados:

PETR4

VALE5

GGBR4

USIM5


No gráfico semanal o fechamento também sinaliza o controle do ursos (vendedores). Os preços passaram para baixo da médio móvel de 13 períodos, após ficarem um bom tempo acima.

Somado aos sinais gráficos desfavoráveis para operações de compra, temos a incerteza do mercado se a crise de crédito atual afetará o crescimento econômico. Veja abaixo o comunicado do FED – Banco central americano e tire suas conclusões:

As condições do mercado financeiro se deterioraram, e condições de crédito mais apertadas, bem como o crescimento da incerteza, têm o potencial de restringir o crescimento econômico, no futuro. Nessas circunstâncias, embora alguns dados recentes sugiram que a economia tenha continuado a se expandir em ritmo moderado, o Comitê Federal de Open Market considera que os riscos de redução no crescimento se elevaram consideravelmente.

O comitê está monitorando a situação e está preparado para agir da maneira necessária a mitigar os efeitos adversos que as perturbações nos mercados financeiros podem gerar para a economia. Votaram em favor do comunicado: Ben S. Bernanke, presidente; Timothy F. Geithner, vice-presidente; Richard W. Fisher; Thomas M. Hoenig.

Nada melhor do que aguardar pacientemente um cenário melhor para retornar aos investimentos em ações e aumentar a exposição ao risco.

Obs.: Para quem gosta de realizar operações intraday, a alta volatilidade e a zona de suporte em que está a maioria dos gráficos favorecem estas operações curtíssimas de compra.

Tenha um bom domingo. Até breve

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Uma condição extremamente “não prevista” como a crise no subprime não teria a condição de determinar novos pontos de suporte e resistencia?

  2. Dalton Vieira disse:

    Caro leitor/investidor,

    Desculpe-me mas não entendi a sua pergunta.

    Por favor, você poderia reformular a sua pergunta?

    Obrigado por participar.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Tachotte disse:

    Fala ai Dalton, tudo tranquilo? Conversei com a Vanessa ontem e ela me passou teu site. Muito bacana, to pegando umas dicas aki. To comprado PQUN3, o q vc acha desse papel?

    Um abraco.

  4. Dalton Vieira disse:

    Grande Tachotte,

    Comigo está tudo ótimo. E contigo tudo bem?

    Sobre a PQUN3, eu particularmente não gosto de ações de baixa liquidez, onde há muita especulação. No gráfico semanal tivemos a formação de um doji que representa indecisão e não é um bom sinal após um grande candle de alta que rompeu a resistência de $13,98. O sinal ruim para os comprados seria um fechamento abaixo da mínima ($14,52) deste doji. Provavelmente representaria o teste do suporte em $13,98 (antiga resistência).

    No gráfico diário, após um gap de alta houve um fechamento abaixo do suporte proporcionado por este gap ($15,50), o que não é um bom sinal.
    Próximo suporte em $14,52 (mínima da sexta-feira), que é o mesmo do semanal.

    No curto prazo um candle de alta com um bom volume de negociações fechando acima de $17,30, aumenta a probabilidade do teste ou rompimento da resistência em $16,00.

    Obrigado por participar do blog. Sucesso nos seus investimentos.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.