Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

08.08.2007 | 18:58

Probabilidade de alta confirmada

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, Vale, por Dalton Vieira

Hoje, dia 08/08, o dia foi novamente dominado pelos touros(compradores). Impulsionado basicamente pelos mesmos motivos destacados na notícia abaixo, o Ibovespa fechou o dia em forte alta de +2,67%.

Mercado de ações europeu chega ao maior patamar em duas semanas

FRANKFURT (Reuters) – O principal índice das ações européias fechou nesta quarta-feira no nível mais alto em duas semanas, impulsionado por lucros corporativos e pelos ganhos em Wall Street após o comentário do Federal Reserve de que há crescimento econômico nos Estados Unidos que justifique a preocupação com a inflação.
Notícia na íntegra – Reuters

Na análise anterior, “Confirmação do padrão de reversão“, destaquei os sinais de alta do IBOV e VALE5 em importantes suportes, 52.627 pontos e $75,10, respectivamente. Em relação ao suporte do Ibovespa, na análise “Segue a forte volatilidade” mencionei:

É a segunda vez que oscila abaixo deste valor, mas não consegue fechar abaixo. Este fato torna este suporte importante para uma possível continuidade ou reversão deste movimento de baixa.

No gráfico Diário (figura ao lado) podemos observar que o fechamento de hoje é superior a resistência em 54.690 pontos. Há 04 pontos importantes no pregão de hoje que aumenta consideravelmente a probabilidade do rompimento da próxima resistência em 55.998 pontos. São eles:

1. Retorno do IBOV para cima da média móvel de 65 períodos (resistência);
2. O rompimento da resistência em 54.690 pontos, com um excelente fechamento (maior do que o da semana passada);
3. Ótimo volume;
4. Nova máxima no OBV (on balance volume), que já estava acumulando (alta).

Enfim, o cenário atual mostra os touros como grupo dominante, ou seja, no controle da situação. O fechamento acima de 55.998 pontos confirmaria ainda mais este controle.

A VALE5 também teve uma forte alta de +2,76%. No gráfico Diário (figura ao lado) houve um gap de alta, onde o preço de abertura de hoje foi superior a máxima do de ontem. Durante o dia, não ocorreu nenhuma negociação a $78,60, o que fecharia o gap. Desta forma, o valor de $78,60 torna-se um suporte para o movimento de alta atual. Após o ótimo fechamento e o bom volume de negociações desta ação, a maior probabilidade é a de ocorrer o teste da resistência em $81,10.

O rompimento e o fechamento acima desta resistência quebraria a sequência de topos e fundos descendestes da VALE5, o que seria um sinal ainda melhor para os comprados.

Obrigado pela leitura. Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.