Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

24.10.2008 | 9:27

Sexta-feira despencando!

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, Mercados hoje, por Dalton Vieira

Quanto mais “acreditamos” que o mercado está próximo do fundo, mais ele cai. Hoje, dia 24, o cenário nos mercados internacionais está horrível! Para quem está líquido ou possui um bom capital disponível para comprar em mais um dia de caos, a palavra horrível pode ser substituída por ótimo (oportunidades). Abaixo o cenário do dia até o momento.

Mercado futuro nos EUA nesta sexta-feira está fechado e só pode voltar a operar depois da abertura das bolsas de valores americanas. Sinceramente, não lembro disto ter ocorrido desde o início da crise, mas posso estar enganado.

  • Dow Jones futuro -6,27%
  • S&P futuro -6,56%

As bolsas de valores na Europa operam em forte baixa.

  • Ftse 100 (Inglaterra) -7,11%
  • Dax 30 (Alemanha) -7,76%
  • Cac 40 (França) -7,68%

As bolsas de valores no Japão e na China fecharam a sexta-feira em baixa superior a 8%.

É amigos, a minha expectativa do Ibovespa oscilar abaixo dos 30 mil pontos somente após uma boa correção deste grande movimento de baixa, pode ir por água abaixo com o cenário de hoje. Se o cenário não melhorar um pouco até às 10h aumenta-se as chances da Bovespa acionar o circuit breaker logo após a abertura.

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. nathanael.chaves disse:

    Dalton bom dia, bom dia a todos!
    Realmente está tenebroso o mercado hoje, já programei meus stops principalmente em BVMF3 que havia pedido seu conselho em outro post, pois realmente o que me ensinou aprendi com prejuízo, cuidado ao comprar algo sem fundo heheheh.
    Batalha perdida mas não a guerra.
    Vamos ver se com a divulgação do resultado da VALE dá para surfar um pouco em um DT e recuperar um pouco da perda.
    Grande Abraço.
    Nathanael.

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Nathanael,

    Fico realmente feliz com a sua disposição para o aprendizado, principalmente após sofrer um prejuízo. Continue assim, cultivando os aprendizados no momento dos erros, para evitar cometê-los futuramente.

    Cuidado apenas com o ímpeto de querer recuperar o prejuízo rapidamente, isto poderá lhe levar a um novo. Foque no capital que você tem no momento e administre-o bem através de um bom planejamento operacional.

    Lembre-se também de aproveitar o seu final de semana!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Fernando disse:

    Parabéns Dalton pela revisão da sua análise anterior antes da abertura do pregão. Eu apostava em um dia de leve recuperação para o índice, nesta sexta em virtude das quedas dos últimos dias sem qualquer sinal de repique. No entanto, a percepção de que o mercado interno está intimamente vinculado ao exterior neste momento de crise é primordial.
    Não podemos achar que com o Dow Jones futuro operando em forte baixa o índice bovespa opere qualquer recuperação.
    Aliás acompanhar os índices externos antes da abertura tem se mostrado essencial para complementação de qualquer análise do mercado.
    As figuras de reversão estáo aparecendo, os indicadores estão mostrando divergência, mas se o exterior mostra continuidade de queda, dificilmente vamos operar em alta. Você compartilha da mesma opinião?

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Fernando,

    Compartilho a sua opinião. Diversos indicadores mostram o mercado por aqui extremamente sobrevendido, mas enquanto não houver uma melhora no cenário internacional da crise.

    Por isso a importância de verificar diariamente como estão os índices futuros nos EUA e o andamento dos mercados na Europa.

    Obrigado pelo ótimo comentário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.