02.05.2018 | 19:45
Sobrecomprado e sobrevendido – Saiba os momentos mais arriscados para comprar
Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira
Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo qual o significado de sobrecomprado e sobrevendido e o que fazer com esta informação.
Conceito
Primeiramente qual o significado de sobrecomprado? De maneira geral, significa que um ativo passou por um movimento de valorização intenso ou prolongado e está próximo de reverter, ou seja, iniciar um movimento de baixa. Este fato proporciona um risco maior para as operações de compra, bem como um cenário mais favorável para as operações de venda.
E qual o significado de sobrevendido? É o inverso do sobrecomprado, significa que um ativo passou por um movimento de desvalorização intenso ou prolongado e está próximo de reverter, ou seja, iniciar um movimento de alta. Este fato proporciona um risco para as operações de venda, bem como um cenário mais favorável para as operações de compra.
Há vários indicadores técnicos que nos auxiliam a identificar quando uma ação está sobrecomprada ou sobrevendida. Os mais usados pelos analistas são os osciladores, como por exemplo o Clímax, IFR – Índice de Força Relativa e o Estocástico.
Exemplo sobrecompra – CMIG4
Vamos a um exemplo prático de sobrecompra usando o gráfico diário da CMIG4, contendo os indicadores IFR e a média móvel exponencial. No ponto A, destacado no gráfico abaixo, podemos dizer que o ativo está sobrecomprado. Por quê? Responderei esta pergunta em duas etapas.
1. Avaliando o IFR podemos constatar que a região sobrecomprada do indicador é quando o mesmo está acima de 70 pontos. Qual o comportamento do preço nos pontos destacados pelas setas vermelhas quando o IFR supera linha horizontal de sobrecompra?
Correto, inicia um movimento de baixa, comumente chamado de correção pelos analistas. Observe que no ponto A o IFR chegou a 75 pontos, sinalizando uma chance do preço iniciar um movimento de baixa nos próximos pregões.
2. Avaliando o comportamento do preço em relação à média móvel, o que há de comum entres os pontos A e B destacados no gráfico? Ótimo, o afastamento do preço em relação à média. Observe pelo histórico do gráfico que o preço não costuma ter uma afastamento da média semelhante aos pontos A e B.
Desta forma, através da média móvel podemos dizer que o ativo está sobrecomprado no ponto A, aprensentando uma chance maior de reverter o movimento de alta. Por quê? Porque nestas situações aumenta-se a probabilidade do preço retornar à média, semelhante ao ocorrido no ponto B.
Neste caso, a compra da CMIG4 no ponto A apresenta um risco maior. Por outro lado, revela um momento mais adequado para vender a ação.
Exemplo sobrevenda – IBOV
Agora vamos ao exemplo prático de sobrevenda usando o gráfico diário do indicador Clímax do Ibovespa. No gráfico abaixo o Clímax está representado pela linha vermelha e o IBOV pela linha roxa.
O que há em comum nos pontos destacados pelas setas na cor vermelha? Excelente, primeiramente Clímax abaixo da linha horizontal dos 50% e segundo uma reação rápida do indicador não ficando abaixo deste patamar por muito tempo.
E o que ocorre com o IBOV quando o Clímax está abaixo dos 50%? Correto, costuma iniciar um movimento de alta nos pregões seguintes, comumente chamado de repique pelos analistas. Observe que no ponto A o IBOV começou a subir, justamente quando o Clímax ficou abaixo dos 50%, chegando até aos 70%.
Como você pode perceber, a região sobrevendida do Clímax fica dos 50% para baixo. O indicador nesta faixa favorece as operações de compra e aumenta o risco das operações de venda.
Etapa concluída
Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.
Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!
Recomendo!
Assista também ao vídeo Indicadores. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.
02.02.2012 às 8:45
Caro Dalton,
Parabéns com certeza tem ajudado muita gente com seus ensinamentos.
Gostaria seu pudesse de uma ajuda. Tenho trabalhado com gráfico diário e semanal, procurando comprar os ativos usando o estocástico sobrevendido e sinalizando alta.
Porém quando há essa divergência no semanal ( semanal sobrecomprado ). O que poderia nos esclarecer.
Muito obrigado,
03.02.2012 às 22:57
Olá Wagner,
Grato pelas congratulações. É um prazer colaborar com todos através do conteúdo que publico no site.
Sobre sua dúvida, quais são as especificações do estocástico que você utiliza? Além disso, a divergência que você menciona é qual ativo e a semana em que ocorre?
Grande abraço.
01.10.2013 às 11:13
Oi Dalton, tudo bem?
Se eu entendi bem, antes de fazer esta análise (sobrecomprado ou vendido), eu tenho que achar a média móvel e IRF primeiro?
Eu entendi que no exemplo da CMIG, o valor citado como referência de 70 pontos, teve que ser calculado para só então fazer a análise. É isto mesmo?
Grata,
Andreia.
02.10.2013 às 18:29
Olá Andreia,
O termo sobrecomprado ou sobrevendido se dá ao compararmos o comportamento do preço de um ativo com um determinado indicador, por exemplo, IFR. Para este indicador é comum usar os valores de 70 e 30 como níveis de sombrecompra e sobrevenda, respectivamente. O cálculo do IFR é feito automaticamente. Para mais detalhes sobre este indicador recomendo assistir ao vídeo dele.
Grande abraço.
24.05.2014 às 15:27
Dalton, assisti os vídeos sobre pivôs de alta e de baixa, e os do RSI. Principalmente os de divergências de preço em relação ao RSI.
Muito interessante mesmo. VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS!! Foi muito esclarecedor para mim.
Pergunto: eu estou iniciando operações em Opções binárias de moedas; posso aplicar estes conhecimentos ??
26.05.2014 às 10:07
Olá Anderson,
Se preço do ativo não se deteriorar com o tempo, como é o caso das opções por aqui (prazo de validade), sim você poderá aplicar os conceitos da Análise Técnica nos gráficos das opções binárias.
Grande abraço e obrigado por prestigiar o conteúdo do site.
28.11.2016 às 15:23
Dalton, pode me avisar de novos videos
para forex
Abraços
30.11.2016 às 8:54
Oi Jose, bom dia.
Eu não produzo vídeo direcionados especificamente ao mercado de moedas (FX). O foco é aprendizado em análise técnica.
Grande abraço.
05.04.2017 às 15:40
Dalton,
Parabéns pela iniciativa, domínio do assunto, imparcialidade, enfim, é de muita utilidade seus conhecimentos repassados por aqui. Às vezes me pergunto: por que você é tão disposto e atencioso a ajudar as pessoas???
27.07.2018 às 3:44
Parabéns, ótimo vídeo, uso essa técnica para minhas compras de acoes com fundamentos, esta dando certo, compro na sobre venda.
02.09.2019 às 16:46
Excelente trabalho amigo!
18.10.2020 às 14:56
Bom dia Dalton
Esse conceito de SOBRECOMPRADO verifiquei Mini do dia 15/10/2020, o Mercado trabalhou o dia todo acima da VWAP e inclusive fechou acima, no dia seguinte abriu em GAP de baixa em cima da VWAP (preço justo, correto), tá certo?? Foi esse contexto??