Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

28.12.2016 | 19:45

Sobrecomprado e sobrevendido – Saiba os momentos mais arriscados para comprar

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo qual o significado de sobrecomprado e sobrevendido e o que fazer com esta informação.

Conceito

Primeiramente qual o significado de sobrecomprado? De maneira geral, significa que um ativo passou por um movimento de valorização intenso ou prolongado e está próximo de reverter, ou seja, iniciar um movimento de baixa. Este fato proporciona um risco maior para as operações de compra, bem como um cenário mais favorável para as operações de venda.

E qual o significado de sobrevendido? É o inverso do sobrecomprado, significa que um ativo passou por um movimento de desvalorização intenso ou prolongado e está próximo de reverter, ou seja, iniciar um movimento de alta. Este fato proporciona um risco para as operações de venda, bem como um cenário mais favorável para as operações de compra.

Há vários indicadores técnicos que nos auxiliam a identificar quando uma ação está sobrecomprada ou sobrevendida. Os mais usados pelos analistas são os osciladores, como por exemplo o Clímax, IFR – Índice de Força Relativa e o Estocástico.

Exemplo sobrecompra – CMIG4

Vamos a um exemplo prático de sobrecompra usando o gráfico diário da CMIG4, contendo os indicadores IFR e a média móvel exponencial. No ponto A, destacado no gráfico abaixo, podemos dizer que o ativo está sobrecomprado. Por quê? Responderei esta pergunta em duas etapas.

1. Avaliando o IFR podemos constatar que a região sobrecomprada do indicador é quando o mesmo está acima de 70 pontos. Qual o comportamento do preço nos pontos destacados pelas setas vermelhas quando o IFR supera linha horizontal de sobrecompra?

Correto, inicia um movimento de baixa, comumente chamado de correção pelos analistas. Observe que no ponto A o IFR chegou a 75 pontos, sinalizando uma chance do preço iniciar um movimento de baixa nos próximos pregões.

2. Avaliando o comportamento do preço em relação à média móvel, o que há de comum entres os pontos A e B destacados no gráfico? Ótimo, o afastamento do preço em relação à média. Observe pelo histórico do gráfico que o preço não costuma ter uma afastamento da média semelhante aos pontos A e B.

Desta forma, através da média móvel podemos dizer que o ativo está sobrecomprado no ponto A, aprensentando uma chance maior de reverter o movimento de alta. Por quê? Porque nestas situações aumenta-se a probabilidade do preço retornar à média, semelhante ao ocorrido no ponto B.

Neste caso, a compra da CMIG4 no ponto A apresenta um risco maior. Por outro lado, revela um momento mais adequado para vender a ação.

Exemplo sobrevenda – IBOV

Agora vamos ao exemplo prático de sobrevenda usando o gráfico diário do indicador Clímax do Ibovespa. No gráfico abaixo o Clímax está representado pela linha vermelha e o IBOV pela linha roxa.

O que há em comum nos pontos destacados pelas setas na cor vermelha? Excelente, primeiramente Clímax abaixo da linha horizontal dos 50% e segundo uma reação rápida do indicador não ficando abaixo deste patamar por muito tempo.

E o que ocorre com o IBOV quando o Clímax está abaixo dos 50%? Correto, costuma iniciar um movimento de alta nos pregões seguintes, comumente chamado de repique pelos analistas. Observe que no ponto A o IBOV começou a subir, justamente quando o Clímax ficou abaixo dos 50%, chegando até aos 70%.

Como você pode perceber, a região sobrevendida do Clímax fica dos 50% para baixo. O indicador nesta faixa favorece as operações de compra e aumenta o risco das operações de venda.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Indicadores. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

8 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Wagner Mesquita disse:

    Caro Dalton,

    Parabéns com certeza tem ajudado muita gente com seus ensinamentos.

    Gostaria seu pudesse de uma ajuda. Tenho trabalhado com gráfico diário e semanal, procurando comprar os ativos usando o estocástico sobrevendido e sinalizando alta.
    Porém quando há essa divergência no semanal ( semanal sobrecomprado ). O que poderia nos esclarecer.

    Muito obrigado,

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Wagner,

    Grato pelas congratulações. É um prazer colaborar com todos através do conteúdo que publico no site.

    Sobre sua dúvida, quais são as especificações do estocástico que você utiliza? Além disso, a divergência que você menciona é qual ativo e a semana em que ocorre?

    Grande abraço.

  3. Andreia disse:

    Oi Dalton, tudo bem?

    Se eu entendi bem, antes de fazer esta análise (sobrecomprado ou vendido), eu tenho que achar a média móvel e IRF primeiro?
    Eu entendi que no exemplo da CMIG, o valor citado como referência de 70 pontos, teve que ser calculado para só então fazer a análise. É isto mesmo?

    Grata,

    Andreia.

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Andreia,

    O termo sobrecomprado ou sobrevendido se dá ao compararmos o comportamento do preço de um ativo com um determinado indicador, por exemplo, IFR. Para este indicador é comum usar os valores de 70 e 30 como níveis de sombrecompra e sobrevenda, respectivamente. O cálculo do IFR é feito automaticamente. Para mais detalhes sobre este indicador recomendo assistir ao vídeo dele.

    Grande abraço.

  5. Anderson Fabiano Pretti disse:

    Dalton, assisti os vídeos sobre pivôs de alta e de baixa, e os do RSI. Principalmente os de divergências de preço em relação ao RSI.

    Muito interessante mesmo. VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS!! Foi muito esclarecedor para mim.

    Pergunto: eu estou iniciando operações em Opções binárias de moedas; posso aplicar estes conhecimentos ??

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Anderson,

    Se preço do ativo não se deteriorar com o tempo, como é o caso das opções por aqui (prazo de validade), sim você poderá aplicar os conceitos da Análise Técnica nos gráficos das opções binárias.

    Grande abraço e obrigado por prestigiar o conteúdo do site.

  7. Jose disse:

    Dalton, pode me avisar de novos videos
    para forex

    Abraços

  8. Dalton Vieira disse:

    Oi Jose, bom dia.

    Eu não produzo vídeo direcionados especificamente ao mercado de moedas (FX). O foco é aprendizado em análise técnica.

    Grande abraço.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.