Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

30.05.2007 | 20:21

SUBA3

Publicado na(s) categoria(s) B2W, por Dalton Vieira

SUBMARINO ON – Sinal de compra em um contexto de alta!

Usando o passos descritos no artigo “Como você identifica oportunidades no decorrer da semana?” identifiquei hoje, dia 30/05, duas oportunidades de compra (SUBA3 e SDIA4). Ao final do pregão de hoje atualizei minha base de dados e visualizei as ações que se destacaram no volume de negociações. Como pode ser observado na figura ao lado, das ações que compõem o índice Bovespa a SUBA3 e a SDIA4 estão no topo da lista, referente ao crescimente percentual no volume de negociações comparado ao dia anterior. Olhando os gráficos destes dois ativos selecionei a SUBA3.

No gráfico Diário (figura ao lado) após um período de dois meses (26/02 a 26/04) dentro de uma faixa de negociação, houve o rompimento da resistência em $74,00 no dia 27/04 seguido de uma alta nos preços de aproximadamente 12%. No dia 11/05 tivemos o início de uma retração dos preços até o dia 24/05. Neste dia ocorreu o teste do suporte em $74,00 que era a resistência da faixa de negociação. Este princípio é chamado de mudança de polaridade no excelente livro do Steve Nison. Ao testar o suporte houve a formação de um Harami Cross, que pode significar indecisão.

Entretanto, no dia seguinte (25/05) tivemos a confirmação de alta, mas com baixo volume de negociações. O lado positivo desta confirmação é que além de ter ocorrido após bater em um importante suporte, acima da LTA e mm65, o fechamento é acima de uma pequena resistência em $80,00. É possível observar que entre os dias 15/05 e 23/05 não há um fechamento acima deste valor. Lembra do princípio da mudança de polaridade? Pois então veja (figura acima) o que ocorre nos próximos 03 dias. Em nenhum destes dias há um fechamento abaixo de $80,00, apesar de haver uma oscilação abaixo deste valor. Hoje tivemos um belo Engolfo de Alta com um excelente volume de negociações, o que aumenta a probabilidade de alta.

No gráfico Semanal (figura ao lado), apesar de ter ocorrido um padrão de baixa chamado Dark Cloud Cover, o candle da próxima semana bate no suporte de $74,00 e forma um Hammer que também pode ser chamado de Harami, por ter o corpo dentro do corpo do candle anterior. Este padrão necessita de um confirmação para indicar alta e consequentemente anular o sinal de baixa mencionado. Esta confirmação pode ocorrer esta semana, principalmente se houver um fechamento acima da resistência de $81,81. Caso feche acima de $82,84 será melhor ainda.

Complementando os bons sinais desta ação, hoje o Ibovespa teve um fechamento histórico com um candle que demonstrou ao longo do dia a força dos compradores. O único ponto negativo é o indicador Clímax do Ibovespa que está na região sobre-comprada (acima de 50%), conforme mostra a figura ao lado.

De qualquer forma, minha estratégia de compra para esta ação é uma entrada amanhã, dia 31/05. Um possível ponto para acionar o stop, caso os preços não confirmem a maior probabilidade de alta desta ação, é se houver um fechamento abaixo de $78,20 que é a mínima do candle do dia 29/05. Para quem gosta de trabalhar com stops maiores, mas respeitando a tendência vigente do Diário, o outro ponto para se acionar o stop é se ocorrer um fechamento abaixo de $74,00 que é um importante suporte para a tendência de alta desta ação.

Agora vamos acompanhar! Quer saber qual é o meu roteiro operacional no mercado de ações? Então leia os dois artigos acessíveis através do menu lateral direito deste site. Obrigado!

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Diogo disse:

    Dalton, o blog está muito bom! venho tentando acompanhar sempre que posso… mas gostaria de saber como vc começou no mercado financeiro/AT. Gostaria de saber para poder fazer o mesmo visto que tenho pouquissimo conhecimento. Apenas estudou sozinho por livros, fez curso, graduacao na area, etc! Abraços!!

  2. Dalton Vieira disse:

    Diogo,

    Obrigado pelo elogio!

    Eu comecei no mercado financeiro fazendo os cursos gratuitos existentes na internet, como nos sites da Bovespa e das corretoras. Estes treinamentos foram basicamente para conhecer o funcionamento do mercado de ações. Logo após, fiz um curso gratuito de análise técnica para iniciantes.

    Fiz dois treinamentos pagos e depois passei para os livros. Em paralelo fui aplicando o que estava aprendendo através do Emação da FolhaInvest (simulador com cotações reais, mas com dinheiro virtual).

    O resto é o aprendizado do dia a dia, simulação de estratégias com base histórica e registro de estatísticas.

    Enfim, é necessário estudar bastante. Na realidade para qualquer área profissional que você queira ser bem sucedido é necessário ser dedicar muito!

    Abraços

  3. Joao disse:

    Olá Dalton. Parabéns pelo blog, está bacana. Tenho visitado alguns blogs sobre o assunto e o seu é bem organizado. Tenho umas perguntas pra você, caso seja possível responder:
    – Além da sua atenção para a análise gráfica, você tem um sistema de gerenciamento de risco?
    – Tem um sistema de administração de capital?
    – Em caso positivo, você pode descrevê-los, mesmo que superficialmente?
    Agradeço a oportunidade e lhe desejo sucesso.
    Um abraço,
    João.

  4. Dalton Vieira disse:

    João,

    Obrigado pelo seu comentário.

    Não sei se você é a mesma pessoa que fez uma pergunta bem parecida no artigo: “Como identificar oportunidades no decorrer da semana?”. De qualquer forma, acredito que a resposta que está nos comentários deste artigo responderá as suas perguntas.

    Este artigo está acessível através do menu lateral direito deste site, mais especificamente em Artigos.

    Abraços

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.