Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

30.03.2017 | 17:37

Tendência de Baixa – Momento mais arriscado para comprar

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo o que é e como identificar uma Tendência de Baixa, princípio essencial da Análise Técnica.

O que é a Tendência de Baixa?

É a capacidade do preço de um ativo continuar caindo no decorrer de um determinado período. Em outras palavras, é a capacidade do preço formar topos e fundos cada vez mais baixos.

Para ficar mais claro, observe na figura acima que cada movimento de baixa supera a mínima do movimento anterior, também conhecida como fundo. Repare também que cada movimento de alta para de subir em um ponto mais baixo que a máxima do movimento anterior, também conhecida como topo.

Quais são as características da Tendência de Baixa?

1. Topos e fundos descendentes. Esta é a principal característica;

2. Força vendedora maior que a compradora ao longo do tempo. É o momento em que os vendedores estão no controle da situação de um ativo;

3. Os suportes costumam ser rompidos e as resistências respeitadas;

4. Período mais arriscado para realizar operações de compra, sendo que alguns analistas dão preferência às operações de venda.

Exemplo – GFSA3

Agora vamos ao ponto que considero mais importante, como identificar uma tendência de baixa no gráfico? Usaremos o gráfico diário da GFSA3, figura abaixo, para explicar melhor os passos a seguir.

1. Identifique as extremidades do gráfico. De maneira simples você pode marcar os pontos extremos um a um da esquerda para direita. Ao ligar estes pontos com uma linha veja como fica fácil visualizar os movimentos de alta e baixa do preço.

2. Identifique os topos e fundos. Lembre-se que os topos estão na extremidade de um movimento de alta e os fundos na extremidade de um movimento de baixa.

Agora te pergunto, neste exemplo por que a GFSA3 está em tendência de baixa? Porque os topos e os fundos estão cada vez mais baixos, ou seja, descendentes.

Exemplo – GGBR4

Há como ser ainda mais prático na identificação de uma tendência de baixa? Sim, basta resumir os dois passos explicados anteriormente em apenas um. Qual? Identificar os topos e os fundos, pois desta forma saberemos se os mesmos estão cada mais baixos.

No gráfico diário da GGBR4, figura abaixo, onde estão os topos e os fundos? Nos pontos extremos sinalizados, onde os picos são os topos e os vales são os fundos. Pronto! Agora podemos dizer que o preço neste exemplo está em tendência de baixa, devido aos topos e fundos descendentes.

Ligando os topos e os fundos com uma linha observe a tendência de baixa do preço através dos seus movimentos de alta e baixa.

É importante ressaltar que a identificação da tendência de baixa explicada neste vídeo pode ser aplicada para qualquer tempo gráfico.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Topos e Fundos. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Glaucio disse:

    Gostaria de uma tabela de opções, e como identificar o melhor nrgócio, além da trava de segurança. Caso possa ajudar-me ficarei agradecido.

    Que o Sr Deus te abensoe!

    Glaucio

    Dauton fico observando os graficos e vejo uma briga entre compradores e vendedores, sendo você um lider com conhecimentos acima da media pergunto:

    não poderia escolher uma ação, enviar um email aos operadores dizendo: Hoje vamos vender ou comprar ação, assim o movimento da briga diminuiria, nosso rendimento subiria e todas as coisas ficariam mais faceis.

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Glaucio,

    1. Não sou especialista em opções e infelizmente não tenho a planilha ou tabela que deseja.

    2. Seria bom se fosse tão simples assim “manipular” o mercado, mas não dá para colocar em prática sua sugestão e obter o resultado desejado (rsrs).

    Grande abraço.

  3. Izael Terto disse:

    Este é melhor site de aprendizado que existe no Brasil!

    Muito Obrigado por compartilhar conhecimento de tão grande valor!

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Izael,

    Muitíssimo obrigado pelo elogio ao conteúdo do site. Sucesso nos seus investimentos.

    Grande abraço.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.