Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

29.06.2016 | 19:05

Tipos de Ações e Seus Códigos de Negociação

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo quais são os tipos de ações e seus códigos de negociação na bolsa de valores.

Quais são os principais tipos de ações?

Basicamente há dois tipos de ações: as ordinárias e as preferenciais. As ordinárias, simbolizadas pela sigla ON, concedem aos acionistas o direito de voto nas assembleias, bem como a participação não preferencial nos resultados da empresa.

Por outro lado, as ações preferenciais, simbolizadas pela sigla PN, dão prioridade aos acionistas no recebimento de dividendos ou no reembolso do capital. No entanto, não concedem o direito de voto nas assembleias. Há também as ações preferenciais classes A, B, C e D, que são simbolizadas pelas siglas PNA, PNB, PNC e PND, respectivamente.

Para saber as características de cada classe é necessário olhar o estatuto da empresa. Isto porque cada empresa trata as classes de uma maneira específica.

E como as ações são negociadas?

As ações são negociadas na Bolsa de Valores através de códigos. Estes códigos possuem 4 letras maiúsculas que costumam representar o nome da empresa. Exemplo: BVMF3 – ações da BMF Bovespa; PETR4 – ações da Petrobrás e BBDC4 – ações do Banco Bradesco.

Após as letras há um número que representa o tipo de ação que está sendo negociado. Você sabe o significado de cada número? Começarei pelos principais números e depois abordarei o significado dos demais.

3 – O número 3 representa as ações ordinárias de uma empresa. Um exemplo é o código VALE3, referente à ação ordinária da Vale.

4 – O número 4 representa as ações preferenciais de uma empresa. Um exemplo é o código GGBR4, referente à ação preferencial da Gerdau.

5 – O número 5 representa as ações preferenciais classe A de uma empresa. Um exemplo é o código USIM5, referente à ação preferencial classe A da Usiminas.

6 – O número 6 representa as ações preferenciais classe B de uma empresa. Um exemplo é o código ELET6, referente à ação preferencial classe B da Eletrobrás.

11 – Não há uma regra específica para a ação negociada com o número 11. Geralmente este número representa os recibos de ações de empresas estrangeiras negociadas na bolsa brasileira, os chamados BDRs (Brazilian Deposits Receipts). Além disso, o 11 também representa as Units, que são ativos compostos por mais de um tipo de ação, bem como os fundos de índices, conhecido como ETFs – Exchange Traded Funds.

Por exemplo: o código SANB11 é uma Unit composta por 55 ações ordinárias (SANB3) e 50 preferenciais (SANB4). Já o código BOVA11 é uma fundo (ETF) que representa o índice Bovespa.

Códigos menos frequentes

Agora abordarei outros códigos que não costumam ser negociados com muita frequência.

1 – O número 1 é do ativo que representa o direito de subscrição de uma ação ordinária. Um exemplo é o código PETR1, referente ao direito de subscrição da ação ordinária da Petrobrás (PETR3).

2 – O número 2 é do ativo que representa o direito de subscrição de uma ação preferencial. Um exemplo é o código BBDC2, referente ao direito de subscrição da ação preferencial do Banco Bradesco (BBDC4).

Quando uma empresa lança novas ações ao mercado proveniente do aumento de capital, ela concede aos seus acionistas o direito subscrição. Para saber mais a respeito, recomendo assistir ao vídeo de aprendizado sobre subscrição.

7, 8 – Os número 7 e 8 representam respectivamente as ações preferenciais classe C e D de uma empresa. Não é muito comum encontrar ações usando estes números em seus códigos.

9, 10 – Os número 9 e 10 representam respectivamente os recibos de subscrição das ações ordinárias e preferenciais.

Mercado fracionário

É importante ressaltar que para negociar ações no mercado fracionário, onde são negociadas frações de lotes padrão, basta acrescentar a letra F depois do número.

Por exemplo, caso queira comprar ações preferenciais da Petrobrás no mercado fracionário, basta usar o código PETR4F. No caso das ações ordinárias da BMF Bovespa o código no fracionário é BVMF3F.

Abordarei o mercado fracionário e suas características em outro vídeo de aprendizado.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Índices e ETFs – O que são e como negociá-los. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

39 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Caio disse:

    Dalton, sua página de fato é muito boa! Eu a encontrei por acaso, mas já indiquei a vários amigos do curso (Direito). Abraços e parabéns pelas brilhantes explicações!

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Caio,

    Muito obrigado pelo elogio e recomendações. Espero sempre encontrá-lo por aqui.

    Um ótimo final de semana. Grande abraço.

  3. Thales Carvalho Pereira disse:

    Olá Dalton,

    Suas instruções foram muito claras e eficientes.
    Parabéns, espero encontrar outras.

    Thales.

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Thales,

    Obrigado pelo feedback. Aproveite para assistir aos demais vídeos de aprendizado disponíveis aqui no site. São mais de 80 vídeos gratuitos.

    Grande abraço.

  5. Tipos de Ações e seus códigos de negociação - Blog Investmania disse:

    [...] ações. E sobre elas e seus códigos de negociação Dalton Vieira fala no vídeo de hoje. Fonte:  Dalton Vieira /* Be Sociable, Share! [...]

  6. antonio disse:

    Olá

    Para investidores iniciantes da bolsa( visando o longo prazo) deve-se focar em açoes ordinarias ou preferenciais

  7. Dalton Vieira disse:

    Olá Antonio,

    Geralmente em ações preferenciais, isto é, quando a empresa tiver as duas opções (ON e PN). As preferenciais dão prioridade aos acionistas no recebimento de dividendos ou no reembolso do capital. Além disso, na maioria dos casos as preferenciais possuem uma liquidez maior.

    Grande abraço.

  8. Augusto disse:

    muito bom…

  9. Dalton Vieira disse:

    Obrigado Augusto! Grande abraço.

  10. Thomas Valadão disse:

    Olá Dalton, eu já vi algumas BDRs com os códigos 33 e 34. Essas ações, junto com as de código 11, possuem tag along? No mercado americano só exitem ações de tag along?

    Muito Obrigado,

  11. robson disse:

    quais acoes da PETROBRAS devo comprar , quero compra a que o meu patrimonio nao respondera com perdas e se eu perde que perda apenas o que apliquei ?

  12. Dalton Vieira disse:

    Olá Robson,

    Você pode comprar PETR3 ou PETR4. Se for para longo prazo recomendo a PETR3. Ambas ações podem gerar prejuízo, visto que estamos falando de ativos de renda variável. No entanto, a perda não ultrapassará o valor aplicado (em caso de falência da empresa).

    Grande abraço.

  13. Diorley p. Marllon disse:

    Boa tarde sr.Dalton !
    Adorei as explicações e o vídeo,pois me foi de enorme e gratificante importância,tendo em vista que estou iniciando neste mundo competitivo das ações,sem saber quase que nada,um verdadeiro cego no escuro e sem saber qual rumo tomar,ate agora,pois diante de tantos detalhes mostrado neste vídeo,esclareceu por completo,excluindo qualquer dúvida que tinha a respeito do mercado de ações.Obrigado e prossiga sempre assim,com Deus no coração e a vontade de praticar as boas ações que nos engrandece como ser humano.

  14. Dalton Vieira disse:

    Fala Diorley, boa tarde!

    Muito obrigado pelo seu valioso feedback. Espero agregar ainda mais valor ao seu conhecimento no mercado de ações através dos diversos vídeos de aprendizado, mais de 80, disponíveis aqui no site.

    Grande abraço!

  15. Ricardo disse:

    Olá
    Eu já vi estes códigos: R2:ITSA4T ou R2:ITEC3S

    Qual o significado destes R2 e o final S ou T

  16. Dalton Vieira disse:

    Olá Ricardo,

    Códigos terminados com a letra T ou S são do mercado a termo. Exemplo: ITSA4T ou ITSA4S.

    Grande abraço.

  17. Alexandre disse:

    Prezado Dalton,

    No caso das ações ordinária, a previsão do “tag along” não as torna em alguns casos, mais atrativas que as preferenciais?

    Obrigado pelo vídeo.

  18. Dalton Vieira disse:

    Sim, Alexandre.

    Para quem investe focando mais no longo prazo o ideal é optar pelas ordinárias.

    Grande abraço.

  19. Alessandro disse:

    Dalton,

    Me tira uma dúvida, as ações UNT, tipo SANB11 que é composta por 55 ações ordinárias (SANB3) e 50 preferenciais (SANB4). Como fica quando se paga os dividendos? é usado o valor da ON, da PN, uma média, ou não é pago os dividendos?

    Obrigado

  20. Fernanda disse:

    Gostaria de saber sobre as empresas americanas com o final B34, exemplo AXPB34 e IBMB34. A negociação é igual às de outras empresas brasileiras?

  21. Dalton Vieira disse:

    Oi Fernanda, bom dia!

    Acredito que sim, isto é, inserindo o código destes ativos no HB aparece o lote padrão (100 ações) para realizar a compra. Você também pode confirmar junto a sua corretora. Confesso que nem tinha olhado ainda para estes ativos por falta de interesse mesmo, bem como pela baixa liquidez.

    Grande abraço.

  22. Luís Gustavo disse:

    Boa noite Dalton!

    Folheando as empresas listadas na BM&F, achei algumas com algumas diferenças muito grandes entre as ações ordinárias e as preferenciais, por que isso ocorre ? Só para um exemplo, uma das ações foi das Lojas Hering, a LHER3 está cotada a 16.24 e a LHER4 a 173.74.

  23. Luís Gustavo disse:

    Boa noite Dalton!

    Folheando as empresas listadas na BM&F, achei algumas com algumas diferenças muito grandes entre as ações ordinárias e as preferenciais, por que isso ocorre ? Só para um exemplo, uma das ações foi das Lojas Hering, a LHER3 está cotada a 16.24 e a LHER4 a 173.74.

  24. Dalton Vieira disse:

    Oi Luís,

    Acredito que esta seja uma pergunta mais ligada a parte de fundamentos de uma empresa. Esta não é minha especialidade. Por este motivo prefiro não responder sua pergunta.

    Grande abraço.

  25. Léo disse:

    Olá, gostaria de saber a diferença das ações do itaú ITUB4 PN ED N1 e PN N1?

  26. Léo disse:

    Outra pergunta, em quais ações dou baixa primeiro, nas preferenciais que já possuo ou nas bonificadas? Isso porque no ano passado pn itub4 e o banco bonificou ep itub4. Tem diferença ou só são classes diferentes?

  27. Dalton Vieira disse:

    Oi Léo,

    Quando aparece o ED é porque o ativo está naquele dia ex-dividendos, nos dias seguintes não aparecerá o ED. PN – preferencial; ED – ex-dividendos; N1 – nível 1.

    Grande abraço.

  28. Dalton Vieira disse:

    Oi Léo,

    Na negociação das suas ações não fará diferença, pois você usará simplesmente o código ITUB4 para vendê-las.

    Grande abraço.

  29. Fernando De Lai disse:

    Boa tarde Dalton, td bom?
    Seguinte… exerci o direito de subscrição das ações da MILS3 e agora esta aparecendo na minha custódia como MILS9… esse codigo vai mudar pra MILS3 em algum momento e acrescentar a quantidade de ações? Pq se são codigos diferentes como vou fazer o preço medio dessas ações que possuem codigos diferentes?
    Obrigado

  30. Dalton Vieira disse:

    Oi Fernando,

    MILS9 é seu recibo de subscrição da MILS3. Foi homologado no dia 19/04 a subscrição das novas ações. Verifique se as novas ações já aparecem na sua custódia a partir de hoje. Caso contrário, recomendo entrar em contato com o atendimento da sua corretora para confirmar em que data as novas ações (MILS3) entrarão na sua custódia.

    Grande abraço.

  31. Fernando De Lai disse:

    Perfeito Dalton, elas ja estão incorporadas como MILS3… muito Obrigado, abraço

  32. Silvia Patricia disse:

    Gostei muito!

  33. Denis Maimoni disse:

    BOA TARDE,
    Obrigado por esclarecer sobre os códigos.
    Tenho uma dúvida que não consegui ainda sanar.
    Além das ETF’s, FII’s, ações e opções. Existem outros ativos? Se sim gostaria de saber? Pois tem um no meu Homebroker chamado PDGR11 e diz que é um bônus e estava no dia que vi R$ 0,04.
    como funciona esses ativos???
    Obrigado

  34. Marcelo disse:

    bom dia
    quando o nome ele tem dois numeros 3 consecutivos ela se configura com ordinária ex wson33 queria saber porfavor

  35. Dalton Vieira disse:

    Oi Marcelo, bom dia.

    Não, é um BDR nível 3. Mais detalhes em: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivat ivos/renda-variavel/brazilian-depositary-receipts-bdrs-patrocinados-ni veis-i-ii-e-iii.htm.

    Grande abraço.

  36. Miguel disse:

    Boa tarde,
    Estou começando a imergir nos sistemas de capitais buscando novas aplicações e melhores rendimentos para o meu dinheiro, que em geral ficava guardado em conta (poupança em normalmente). Quero começar investindo pouco, para entender melhor na pratica o funcionamento desse mercado, nesse sentido, a qual tipo de ação devo me atentar? Preferenciais ou ordinárias? Em quais tenho melhor provisão de ganhos com baixo investimento? E porque?

  37. CArlos Murilo disse:

    Muito bom, entendi um pouco mais :)

    valeu!

  38. Jorge Luiz Cruz disse:

    Obrigado.
    Informações muito boas.
    Gostei muito dos detalhamentos.

    Abraço.

  39. LUZIANE disse:

    BOA TARDE,EU TENTEI CONSULTAR UM PAGAMENTO DE RPV E ESTAVA PEDINDO REQUISITORIO OU AÇÃO ORDINARIA,COMO EU SEI QUE É UMA AÇÃO ORDINÁRIAOU REQUISITÓRIA?

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.