Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

11.05.2013 | 17:50

Tipos de Gaps – Entenda suas principais características

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo quais são os tipos de gaps e suas principais características.

Tipos de Gaps

Na análise técnica há diversos tipos de gaps. São eles:

  • Gap de Área ou Comum;
  • Gap de Fuga ou Corte;
  • Gap de Continuidade ou Medida;
  • Gap de Exaustão.

Gap de Área ou Comum

Quais são as principais características do Gap Comum?

1. Geralmente ocorre dentro de tendências indefinidas, conforme destacado no gráfico diário da AEDU3. Repare que o gap ocorre dentro de uma faixa de congestão que vai aproximadamente de R$24,30 a R$29,00.

2. Não há o prosseguimento do movimento do preço a favor do gap. No exemplo apresentado observe que a máxima do candle responsável pelo gap não é superada.

3. Costuma ser fechado rapidamente. No gráfico da AEDU3 repare que o preço retorna em poucas sessões até a máxima do candle que antecede o gap, mais especificamente no 3º pregão após o gap.

Gap de Fuga ou Corte

Quais são as principais características do Gap de Fuga?

1. Geralmente ocorre no rompimento de uma região de resistência ou suporte, representando respectivamente a retomada da tendência de alta ou baixa do preço. O gap de fuga apresentado no gráfico diário da BTOW3 gerou a perda do suporte da congestão, dando continuidade a tendência de baixa.

2. Geralmente é antecedido por uma congestão, faixa de preço onde há uma indefinição dos investidores, conforme pode ser visto no exemplo apresentado. Quanto maior for a congestão mais forte tende a ser o movimento a favor do gap.

3. É o gap que costuma ficar mais tempo aberto, ou seja, sem que haja um retorno do preço até a mínima do candle que antecede o gap de fuga.

Gap de Medida ou Continuação

Quais são as principais características do Gap de Medida?

1. Ocorre no decorrer de um movimento de alta ou baixa do preço, representando uma chance maior da continuação da tendência vigente. Veja um exemplo no gráfico diário da HYPE3, onde há a continuidade do movimento de alta após o gap.

2. Serve para projetar o ponto provável que o preço pode chegar após o gap. Para isto basta medir o tamanho do movimento que o antecedeu e projetá-lo a partir da abertura do gap. No exemplo apresentado, repare que a projeção do movimento que antecedeu o gap foi alcançada no 2º pregão após o mesmo.

Gap de Exaustão

Quais são as principais características do Gap de Exaustão?

1. Geralmente ocorre após um movimento de alta ou baixa acentuado, respectivamente próximo da máxima ou mínima deste movimento. Veja um exemplo no gráfico diário da VALE5. O gap ocorre próximo da mínima de um longo movimento de queda.

2. Não há o prosseguimento do movimento do preço a favor do gap. No exemplo apresentado observe que a mínima do candle responsável pelo gap não é superada.

3. Costuma ser fechado rapidamente. No gráfico da VALE5 repare que o preço retorna em poucas sessões até a mínima do candle que antecede o gap, mais especificamente no 3º pregão após o gap.

O gap de exaustão é geralmente utilizado como sinal de realização de lucro das operações de compra ou venda. Por outro lado, o gap de fuga é o mais usado pelos analistas para a abertura de novas operações.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Gaps de Alta e Baixa. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

3 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Antonio Carlos Araujo disse:

    muito bom , valeu Dalton

  2. Fernando Siqueira disse:

    Conteúdo maravilhoso, está me ajudando muito a conseguir ótimos resultados financeiros.

    Parabéns por compartilhar seu conhecimento.

    Acredito que não há dinheiro que pague o que você está fazendo por todos que acessam este conteúdo.

    Com certeza DEUS já derramou muitas bençãos em seu caminho e muitas conquistas ele ainda há de lhe proporcionar.

    Não sei se você acredita em DEUS nem se tens ou segue qualquer religião, independente disso: Obrigado!

  3. Dalton Vieira disse:

    Oi Fernando, bom dia!

    Muitíssimo obrigado pelo feedback. Fico feliz em saber que o conteúdo do site está agregando valor ao seu conhecimento no mercado e lhe proporcionando bons resultados. Sucesso!

    Espero sempre vê-lo por aqui e no meu canal no Youtube (http://bit.ly/1guyirt).

    Grande abraço.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.