Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

26.07.2007 | 19:23

Ursos famintos!

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

IBOVESPA

O dia de hoje (26/07) foi marcado por uma forte pressão vendedora ao longo do pregão, fazendo com que o IBOV chegasse a -6,00% de queda durante o dia. No entanto, ao chegar nos suportes 53.851 (fechamento), 53.201 (mínima do fundo que antecedeu o último movimento de alta) e média móvel de 65 períodos, tivemos uma pequena reação por parte dos touros, fazendo com que o IBOV fechasse em baixa de -3,76%. O gráfico Diário (figura acima) mostra os suportes mencionados, que já estavam traçados há um bom tempo. Os ursos famintos deixaram marcas fortes no mercado nesta quinta-feira.

Na análise “Fortes patadas” mencionei:

Caso haja um fechamento abaixo de 53.201 pontos, teremos o primeiro indício de uma provável mudança da tendência de curto prazo (gráfico Diário)

O suporte acima foi rompido (perfurado) no pregão de hoje. Entretanto, o fechamento do dia (53.853) foi superior a 53.201 e praticamente cravado no suporte de fechamento do fundo do dia 27/06 (53.851). O que isto significa? Que aumenta a importância desta região de suporte, 53.851 a 53.201 pontos, para o início de uma possível tendência de baixa (no Diário) se houver um fechamento abaixo de 53.201 pontos.

Apesar de “respeitar” a região de suporte supracitada, ao fechar abaixo da mínima do candle de quarta-feira (54.520) e também do suporte em 55.003 (máxima do dia 20/06), os ursos sinalizam que eles estão no controle da situação neste momento. Com este sinal aumenta a probabilidade da continuidade do movimento de baixa, caso os touros (compradores) não consigam fazer um fechamento acima da máxima do dia de hoje (55.998).

Pode haver nesta sexta-feira uma “pequena ressaca” dos ursos após uma queda de mais 5.000 pontos em 03 dias? Sim, principalmente após “respeitar” a zona de suporte descrita mais acima. Por outro lado, a continuidade da queda não me surpreenderia, pois também há sinais para isto ocorrer.

O fechamento desta semana pode ser muito importante para confirmar um início de uma correção maior do Ibovespa. Vamos aguardar.

Obrigado pela leitura.

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Commodity disse:

    Oi leio seu blog todo dia, só queria pedir pra você considerar a possibilidade de disponibilizar feeds completos… Valeu um abraço!

  2. Dalton Vieira disse:

    Oi Commodity,

    Muito obrigado por acompanhar meu blog.

    Estou ainda na fase de estudos sobre os feeds para o blog, mas com certeza estarei a avaliando a sua sugestão

    Grande abraço.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.