Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

29.03.2009 | 11:39

Usiminas PNA (USIM5) – Sinal de alta no semanal

Publicado na(s) categoria(s) Usiminas, por Dalton Vieira

A seguir a análise da USIM5 realizada pelo Gustavo Leite, aluno do curso online Aprenda a Investir Usando a Análise Técnica, enviada para caixa postal do blog. Em breve novidades a todos os alunos que participaram do curso. Aguardem!


O ativo está bem configurado no gráfico semanal e poderá gerar possibilidades de entrada no curto prazo para uma operação de 3 a 10 dias de duração. No gráfico semanal (figura ao lado) a ação formou um ponto de retorno com um grande candle de alta superando duas resistências (26,46 e MME de 13 períodos). A semana fechou em alta de 16,27%.

Um detalhe interessante é o aumento de volume das últimas quatro semanas que ficou acima da Média Móvel Simples de 21 períodos (aplicada sobre o volume). O OBV já superou o topo anterior (32,09), o que sinaliza que o ativo pode fazer o mesmo apesar de ser uma região de fortes resistências. O Histograma MACD está com barras ascendentes com espaço para subida. No gráfico diário, a ação subiu 32,63% em oito períodos. Apesar da realização ocorrida na última sexta-feira, o ativo fechou o dia com mais um candle de alta. Isto mostra força e disposição dos touros sobre o ativo.

No gráfico diário (figura ao lado) o OBV está fazendo topos e fundos ascendentes. O possível cruzamento das médias móveis com a MME de 13 Períodos passando de forma ascendente apoia a continuidade da alta no curto prazo. O Histograma MACD está bem “esticado”, o que pode sinalizar uma correção do ativo. Esta probabilidade também está apoiada pelo IFR que se encontra em uma região sobrecomprada e pela banda de bollinger com a ação forçando a banda superior.

Devido a esta alta intensa, a ação da Usiminas pode gerar oportunidade de entrada após uma realização de lucro (correção técnica) e a formação de um fundo, comprando o ativo próximo as médias móveis. Esta formação também estaria apoiada pela mudança de polaridade e, desta forma, o objetivo seria a máxima do topo anterior (32,09) do gráfico semanal e diário.

No entanto, é importante que o índice IBOV acompanhe o ativo para aumentar a probabilidade de êxito na operação.

3 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Dalton Vieira disse:

    Olá Gustavo,

    Muito obrigado e parabéns pela análise. Pelo jeito aprendeu muito bem o que repassei durante 3 semanas de aulas online.

    Concordo contigo em relação à análise, principalmente em aguardar uma correção para uma possível entrada (compra). A USIM5 está bem configurada para buscar a faixa de resistência que vai dos 31,37 a 32,09, mas no momento eu aguardaria uma queda (correção) do preço da ação por volta de 28,00 (27,93) até a EMA13 – média móvel exponencial de 13 dias para realizar uma possível entrada.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  2. Anonymous disse:

    Olá Dalton!

    Venho aqui parabenizá-lo pelo site e pelas excelentes análises que você faz frequentemente. Já virou referência para as minhas análises.

    Começei em meados de dezembro a estudar mais a fundo mercado de ações e ler livros, artigos, etc, para entender melhor. Felizmente fechei minha primeira operação agora quinta passada com um lucro de 21% em BICB4.

    Parabéns novamente.

    Abraços,
    Bruno.

  3. Dalton Vieira disse:

    Oi Bruno,

    Muito obrigado pelos parabéns e por ter o meu site como referência.

    Parabéns pela operação lucrativa. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Tenha uma ótima semana.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.