Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

07.09.2007 | 17:47

VALE5 – Análise da semana 03 a 06/09

Publicado na(s) categoria(s) Vale, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

Em mais uma semana controlada pelos touros (compradores) a VALE5 fechou em alta de +5,66%. O candle desta semana foi importante para a operação de compra iniciada no dia 30/08 a $39,35. O destaque maior está no preço de fechamento em $42,90, pois foi:

  1. na máxima da semana;
  2. acima da máxima da semana passada;
  3. acima da resistência histórica ($42,10).

O lado negativo é que o volume de negociações semanal está decrescente. Logicamente que esta semana foi “prejudicada” pelo feriado. No entanto, se somarmos a queda no volume semanal à seqüência de alta no gráfico diário (figura abaixo), isto pode sinalizar uma correção (retração dos preços) após 03 semanas de alta superior a 26,00%.

Gráfico Diário

O candle desta quinta-feira (06/09) fechou acima da resistência histórica em $42,10 e da máxima ($42,30) do dia 04/09. O volume de negociações deste dia foi bom, acima da média do ano. Portanto, o último dia desta semana confirma o rompimento da resistência histórica e controle da situação por parte dos touros (compradores), o que aumenta a probabilidade de ocorrer nova máxima na próxima semana.

Stop de Proteção

O fechamento desta semana proporciona a mudança do stop loss para stop de proteção. O stop loss seria a saída da operação com prejuízo caso não confirmasse as probabilidades de alta destacadas nas análises que precederam o dia da compra (30/08). O stop de proteção tem por objetivo evitar que uma operação de lucro torne-se um prejuízo e também proteger ao máximo o lucro “virtual” da operação que até o momento é de +9,02%.

  • Nota: Clique aqui para consultar as análises da VALE5 que precederam o dia da compra, mais especificamente a partir do dia 27/08.

Na minha opinião, após o fechamento desta quinta-feira há dois pontos para se posicionar o stop de proteção. São eles:

  1. Curto prazo – um pouco abaixo da mínima ($41,58) de ontem (06/09). Se no próximo pregão (10/08) ocorrer um fechamento abaixo deste valor, aumenta a probabilidade de ocorrer uma retração dos preços (candles descendentes).
  2. Médio a longo prazo – um pouco abaixo da mínima ($40,70) desta semana. Um fechamento abaixo deste valor na próxima sexta-feira (14/08) significaria um sinal de baixa após o rompimento da resistência histórica.

Eu particularmente prefiro a opção 1 devido aos seguintes motivos:

  1. Queda gradual no volume de negociações do gráfico semanal;
  2. O Ibovespa não conseguiu fechar acima da máxima (55.243) do ponto de retorno do dia 05/09. Também ainda não quebrou a tendência de baixa do gráfico diário;
  3. O movimento de alta iniciado no dia 16/08 corresponde a uma alta superior a 28,00% sem ocorrer uma correção dos preços, ou seja, um movimento de baixa com no mínimo 03 candles descendentes.

Enfim, é uma estratégia de saída após ocorrer um ponto de retorno no gráfico diário. Após a possível saída da operação pode ocorrer um novo ponto de compra, desde que alinhado com um cenário controlado pelos touros.

“Não existe nada de errado em sair de uma operação e depois voltar a ela. Pensa-se com muito mais clareza quando não se tem dinheiro em risco.”

Até breve! Tenha um ótimo final de semana.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.