Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

01.09.2007 | 10:08

VALE5 – Análise da semana 27 a 31-08

Publicado na(s) categoria(s) Vale, por Dalton Vieira

Na análise “Destaque de alta na semana“, referente a semana 20 a 24/08, mencionei:

Enfim, o cenário supracitado nos gráficos semanal e diário aumenta consideravelmente a probabilidade de ocorrer a quebra da tendência de baixa no gráfico diário, que seria o rompimento da resistência em $80,29. Estarei monitorando de perto a VALE5 nesta semana para uma possível estratégia de compra.

Gráfico Diário

A seguir os pontos de destaque nesta semana a favor do sinal de alta da semana passada.

  1. Sinal de compra no dia 29/08 acima da média móvel de 65 períodos (mais detalhes em Contra-ataque dos touros);
  2. Quebra da tendência de baixa;
  3. Rompimento e fechamento acima de dois topos descendentes (08/08 em $80,29 e 31/07 em $81,10)
  4. OBV (on balance volume) acumulando com topos e fundos ascendentes, inclusive fazendo nova máxima. Em princípio é um sinal de que ocorrerá nova máxima também dos preços, ou seja, rompimento da resistência em $84,20).

Nesta sexta-feira, dia 31/08, os touros (compradores) estavam gananciosos na abertura do pregão e os vendedores com medo. Resultado: gap de abertura ($81,45) de +2,72% em relação ao preço de fechamento ($79,29) da quinta-feira. Depois disso o ânimo dos investidores ficou estável e a VALE5 fechou o dia em alta de +2,42%. O candle de hoje é uma star (padrão dos candles) que pode representar um sinal de baixa se, na minha opinião, ocorrer um fechamento abaixo de sua mínima ($80,60).

Gráfico Semanal

A semana na VALE5 fechou em alta de +3,90%. O candle desta semana fez uma máxima maior do que da semana passada (20 a 24/08) e inclusive fechou acima desta máxima ($78,30). Isto demonstra que o controle da situação continua com os touros (compradores). Observe no gráfico ao lado que agora há uma zona de resistência entre $82,10 (maior fechamento histórico) e $84,20 (máxima histórica). De acordo com o fechamento desta semana a maior probabilidade é a de ocorrer o teste ou rompimento da máxima histórica.

De acordo com o cenário no diário e semanal, na minha opinião o stop loss da operação de compra (a $78,70) ocorreria se o fechamento da próxima semana for inferior a mínima desta ($75,66). Observe no gráfico diário que este valor também representa um bom suporte.

Gráfico Mensal

A primeira quinzena do mês de agosto foi dominada pelos ursos (vendedores). A queda neste período chegou a -23,6%. A segunda quinzena foi dominada pelos touros (compradores) que demostraram uma força maior do que os ursos na reta final, fazendo com que a VALE5 fechasse o mês em alta de +2,53%. Portanto, da mínima ($60,51) do mês para o fechamento em $81,20 houve uma alta de +34,19%.

Observe no gráfico ao lado que houve o rompimento da mínima ($72,55) do mês de julho, mas a pressão compradora da segunda quinzena de agosto não permitiu o fechamento abaixo deste patamar. Pelo contrário, ocorreu foi um fechamento superior ao do mês de julho. A média móvel de 13 períodos também funcionou como um importante suporte.

Enfim, o cenário nos 03 tempos gráficos é favorável aos comprados. Estarei monitorando de perto esta ação, buscando sempre identificar a força dominante (touros ou ursos) e traçar a estratégia operacional a favor de quem está no controle.

Obrigado pela leitura. Tenha um ótimo final de semana.

P.S.: Hoje ou amanhã (02/09) estarei publicando a análise semanal do Ibovespa. Provavelmente também postarei o próximo artigo do treinamento. Até breve!

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Alejandro disse:

    Dalton, venho seguindo suas análises e gostaria de parabenizá-lo pelo seu conhecimento técnico e clareza para expor suas conclusões.

  2. Dalton Vieira disse:

    Alejandro,

    Muitíssimo obrigado! Espero sempre vê-lo por aqui.

    Um grande abraço e um excelente domingo.
    Dalton Vieira

  3. Luiz disse:

    Dalton, você acha que essa divisão nas ações da Vale pode atrair um número maior de compradores e consequentemente uma alta nos preços essa semana?

    Abraço

    Luiz

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Luiz,

    O desdobramento de uma ação costuma provocar a sua valorização. Como cada ação é dividida em duas e o seu valor cai pela metade, fica mais fácil comprar um lote da VALE5. Logo aumenta o interesse pelo papel.

    Antes o investidor desembolsaria aproximadamente R$ 8.120,00 para comprar um lote padrão (100 ações). Hoje o mesmo investidor pagaria apenas R$ 4.060,00. Queira ou não esta diferença atrai mais investidores para a VALE.

    Agora não dá para precisar se ocorrerá alta na VALE nesta semana por causa desta mudança. Na realidade este é apenas mais um ponto positivo para o atual cenário de alta da VALE5.

    Muito obrigado pelo comentário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.