Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

04.09.2007 | 20:56

VALE5 – Continuidade da alta após desdobramento

Publicado na(s) categoria(s) Vale, por Dalton Vieira

Ontem, dia 03/09, ocorreu um desdobramento das ações da VALE5. Cada ação foi dividida em duas e o seu valor caiu pela metade. Geralmente o desdobramento costuma aumentar o interesse do investidor pela ação, pois fica mais fácil comprar um lote da VALE5. Por que fica mais fácil? Porque fica mais barato. Abaixo explico melhor.

Na compra realizada no dia 30/09 a $78,70 através da estratégia de compra divulgada na análise “Contra-ataque do touros“, um lote (100 ações) custava R$ 7.870,00. Se neste dia já tivesse ocorrido o desdobramento, o custo (desembolso) seria a metade do valor (R$ 3.935,00). Desta forma, é mais fácil atingir um maior número de investidores quando a compra de um lote torna-se mais “em conta”, o que eleva o volume de negociações. Em alguns casos este evento corporativo proporciona uma alta no preço da ação, principalmente quando o cenário já era propício para isto, como é o caso da VALE5.

Hoje, um dia após o desdobramento, tivemos um bom dia de alta (+2,04%). Observe no gráfico diário (figura ao lado) que o candle rompe a máxima histórica ($42,10), mas não consegue fechar acima, o que seria melhor. Entretanto, o lado positivo deste candle é que fez o maior preço de fechamento ($42,04) da VALE5. O fechamento histórico no gráfico diário era em $41,75 (23/07).

Neste pregão o preço confirmou o sinal do OBV (on balance volume), destacado na análise “análise da semana 27 a 31/08“, o qual já tinha feito nova máxima. Após a compra em $39,35 ($78,70 / 2), preço de abertura do dia 30/09, temos uma alta de +6,83% até o momento. O stop loss ainda continua abaixo de $37,83 (mínima do dia 28/08 e da semana passada) devido ao bom cenário de alta, principalmente do gráfico semanal.

Em um cenário menos favorável, uma possibilidade para elevar o stop loss após o candle de alta de hoje, seria abaixo da mínima deste candle ($40,70). Portanto, se houvesse um fechamento abaixo deste valor a operação de compra seria encerrada. Esta é uma possibilidade para quem gosta de stops mais curtos. Este stop já seria chamado de stop de proteção, que visa proteger o atual lucro e não sair mais perdendo da operação.

Vamos aguardar o comportamento dos touros (compradores) e ursos (vendedores) nesta região de resistência histórica da VALE5.

Obrigado e até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Luiz disse:

    Bom dia Dalton!
    O RSI da VALE5 no gráfico mensal está bem acima de 70, já no semanal e diário ainda está um pouco abaixo. Que leitura podemos fazer?

    Obrigado

    Luiz

  2. Dalton Vieira disse:

    Luiz,

    Apesar de não usar este indicador em minhas análises, coloquei aqui no gráfico da VALE5 e percebi que no mensal realmente está acima dos 70. Agora veja desde quando está acima dos 70. Este é um dos motivos que não uso este indicador.

    Acho que a leitura mais importante deste indicador é quando o ativo ou ação faz uma nova máxima e o RSI não faz a mesma coisa, ou seja, divergência de baixa. No caso do mensal o RSI já fez nova máxima, alinhado ou antecedendo o movimento da ação.

    Obrigado pelo comentário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.