Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

19.02.2008 | 9:26

VALE5 – Impulsionando o Ibovespa

Publicado na(s) categoria(s) Vale, por Dalton Vieira

Nesta segunda-feira (18) a VALE5 fechou em forte alta de 5,08% e impulsionou a alta do Ibovespa, que fechou o dia em alta de 2,5%. Veja a seguir a boa notícia que proporcionou a alta da VALE.

Vale consegue aumento de até 71% para o minério em 2008

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Vale anunciou nesta segunda-feira que após meses de negociações fechou acordos com siderúgicas asiáticas para aumentos de 65 e de 71 por cento nos valores do minério de ferro que exporta.

Os aumentos ficaram acima do que era esperado pelo mercado, de algo entre 30 e 50 por cento, elevando os papéis da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo. Analistas disseram que o fato eleva o poder da empresa na negociação para a compra da mineradora anglo-suíça Xstrata.

O minério de ferro corresponde a cerca de 40 por cento da receita global da Vale. O ajuste de pelotas, um minério enobrecido, responsável por 9 por cento da receita da Vale, ainda não foi fechado.

Essa é a primeira vez que a mineradora brasileira consegue preços diferenciados para o ajuste do minério e reflete a melhor qualidade do produto retirado do Pará.

Esta ótima notícia fez com que os touros (compradores) ficassem dispostos a pagar preços mais altos para adquirir as ações da VALE5. Sinal disso foi que a primeira negociação do dia da VALE5 foi a $49,20, sendo que o último negócio na sexta-feira (15) foi a $46,50. Esta diferença representou uma alta de 5,8% já na abertura do pregão e também um forte gap de alta no gráfico diário (figura ao lado).

Agora é avaliar se a pressão compradora continuará nesta ação no decorrer da semana, fazendo com que feche na sexta-feira (22) acima da máxima ($48,59) da semana passada e da média móvel exponencial de 13 períodos do gráfico semanal. Seria fantástico se a VALE5 voltasse para testar o suporte do gap de alta em $47,00 e na seqüência emitisse um sinal de alta. Bem, esta é uma possível estratégia de compra que pode ser alterada de acordo com o desenrolar da semana.

No momento a VALE5 está testando a resistência proporcionada pela média móvel de 65 dias. As próximas resistências estão em:

  • $50,00 – Máxima do topo do dia 10/01;
  • $52,35 – Máxima do topo do dia 27/12; e
  • $55,00 – Máxima do topo do dia 07/12.

Até breve!

3 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Boa noite. Como sempre,acompanho suas análises, sempre corretas. Vale5 teve sua máxima em 49,99 e fechamento em 48.86. Seus suportes seriam 47,80/47,00 ? Desde já agradeço sua atenção.

    Fabricio

  2. Anonymous disse:

    Prezado Dalton

    Onde se lê : 48.86, leia-se48.62.

    Tudo de bom!

    Fabricio

  3. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Fabrício,

    Na minha opinião o suporte no diário agora está em $47,00, conforme destacado por você. No gráfico semanal há a MME13 no valor aproximado de $47,78.

    A que você se refere o valor de $47,80 como suporte?

    Muito obrigado por acompanhar o blog. Espero sempre contar com a sua valiosa participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.