Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

11.09.2007 | 20:27

VALE5 – O mercado foi generoso

Publicado na(s) categoria(s) Vale, por Dalton Vieira

Na análise “Fechamento abaixo do stop de proteção” destaquei:

O único fato que ainda me manteria dentro desta operação seria um gap de alta no próximo pregão em relação ao fechamento de hoje e a sustentação do preço acima dos $42,00.

Não é que o mercado foi generoso com a operação de compra! A VALE5 abriu com um gap de alta ($42,15) em relação ao fechamento ($41,50) de ontem, dia 10/09, e permaneceu o pregão inteiro acima dos $42,00. A mínima do dia ficou em $42,01. Portanto, a operação de compra iniciada no dia 30/08 continua aberta.

No gráfico diário (figura ao lado) o candle de hoje fechou acima da máxima ($42,49) do anterior. Este fato sinaliza que o controle da situação continua com os touros (compradores), coerente com o gráfico semanal, o que aumenta a probabilidade da continuidade do movimento de alta desta ação.

Ajuste do stop de proteção

O stop de proteção de curto prazo foi ajustado para mínima de hoje (11/09), logo se houver um fechamento abaixo de $42,01 a operação será encerrada.

Obrigado pela leitura. Até breve!

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Marcelo disse:

    Dalton, tenho acompanhado seus comentários pelos grupos de discussão e neste blog. Nesse momento de aprendizado para mim, estou buscando conhecer melhor o funcionamento dos vários aspectos da análise gráfica. Assim, sem querer, mas já abusando de sua boa vontade em tornar claros os e segredos da operação em bolsas através dos gráficos, gostaria de tentar entender melhor uma afirmação sua que reproduzo abaixo:

    “Ajuste do stop de proteção
    O stop de proteção de curto prazo foi ajustado para mínima de hoje (11/09), logo se houver um fechamento abaixo de $42,01 a operação será encerrada”.

    Minha dúvida é sobre como colocar o stop para um FECHAMENTO abaixo de determinado valor.

    Ou me passou despercebido ou as ordens de stop nos home broker´s não possuem vinculação com o fechamento, disparando assim que o preço atinge o valor estabelecido durante o pregão (pelo menos nas duas corretoras em que já operei). Portanto, como operacionalizo esse stop vinculado ao fechamento?

    Estou interessado no assunto pois estou seguindo sua análise em relação à VALE5.
    Abraços.
    Marcelo

  2. Dalton Vieira disse:

    Marcelo,

    Não existe a opção no home broker de colocar um stop para um fechamento. A sua descrição sobre a forma que o stop é acionado está correta.

    Sair somente após um fechamento é uma forma de evitar “aqueles stops” desnecessários que são acionados e em seguida os preços vão para o lado que você gostaria. Porém, pode ocorrer também da saída da operação ser mais abaixo do que um cadastramento de um stop loss junto a corretora.

    Enfim, é uma opção de cada investidor conforme a leitura do cenário no mercado.

    Por favor, lembre-se que as decisões no mercado são exclusivamente suas. Fico apenas preocupado com os leitores ou investidores queiram seguir fielmente minhas análises e simplesmente abandonar as suas, pois o foco aqui é o aprendizado.

    Em nenhum momento estou dizendo que este é o seu caso, apenas aproveitei a oportunidade para expor uma preocupação minha em relação a compartilhar minhas análises.

    Muito obrigado pelo excelente comentário, estritamente técnico e enriquecedor. Sucesso nos negócios!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Marcelo disse:

    Dalton,

    Melhor esclarecer que ao afirmar que estava seguindo a dica, não estava dizendo que me baseava apenas nela, inclusive porque as ações da Vale estão na moda e todo mundo entende um pouquinho delas. Melhor seria ter afirmado que estou “acompanhando” seus comentários. Na verdade me chamou a atenção a dica de saída do trade, razão inclusive da dúvida que levantei, pois erro mais na hora de sair que de entrar.

    Aliás, você tem inteira razão quanto aos stops desnecessários. Eu mesmo já fui vítima deles por várias vezes. Já teve vezes em que ele foi acionado numa daquelas quedas momentâneas e como não acompanho todo o pregão, muitas vezes ao perceber a venda não dava mais para recomprar com margem segura. Também já fui vítima do contrário, ou seja, com medo de ser “stopado” indevidamente, não o utilizei e acabei dançando.

    Mas vou aprendendo (embora da pior forma possível).

    Abraços.

    Marcelo

  4. Dalton Vieira disse:

    Marcelo,

    Excelente seu comentário. Fique inclusive à vontade para relatar seu ponto de vista (análise) para determinadas ações.

    Eu também já passei por situações semelhantes a destacada por você. Realmente é um verdadeiro aprendizado.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.