Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

20.05.2007 | 22:59

Você possui um roteiro para analisar as ações?

Publicado na(s) categoria(s) Aprendizado, por Dalton Vieira

Meu Roteiro Operacional.

O objetivo deste artigo é servir de apoio para as pessoas que estão iniciando no mercado acionário ou já possuem conhecimento em análise gráfica, mas ainda não tem o seu próprio roteiro operacional.

Após diversas leituras nos grupos de discussão que participo sobre o mercado de ações, decidi descrever qual é o meu roteiro operacional para identificar as oportunidades de entrada em uma ou mais ações.

O meu conhecimento até o presente momento no mercado financeiro foi adquirido através de treinamentos gratuitos e pagos, leitura de livros e diversos artigos sobre este assunto, além de diversas simulações e operações no mercado no decorrer dos últimos 05 anos. Durante este período uma das minhas maiores dificuldades era não ter um roteiro operacional a ser seguido para avaliar o mercado de ações. Atualmente sinto-me satisfeito e focado em seguir o roteiro descrito logo abaixo. Vamos lá!

Durante o final de semana visualizo todas as ações que estão disponíveis na minha base de dados, contendo as cotações históricas das ações negociadas na bolsa de valores Bovespa. No decorrer desta visualização procuro identificar, através dos gráficos Diário e Semanal, as ações que atendem os critérios abaixo.

1. Seleciono as ações de boa liquidez. A seguir itens que verifico:

a. Negociação diária;

b.
Gráfico Diário com movimentos bem definidos (topos e fundos ascendentes ou descendentes) e que possuam candles/barras onde os preços de abertura, fechamento, máxima e mínima não sejam iguais;

* Exemplo de gráfico que atende os critérios acima:
* Exemplo de gráfico que não atende os critérios acima:
2. Analiso o gráfico Semanal das ações que atenderam o critério 1 e filtro as que tiveram um bom fechamento na última semana, sinalizando uma provável alta dos preços, conforme exibido no último candle/barra dos 03 gráficos que estão na figura abaixo:
3.
Analiso o gráfico Diário das ações que atenderam os critérios 1 e 2, visando selecionar as que estão com topos e fundos ascendentes e acima da média móvel de 65 períodos. Veja na figura abaixo um exemplo de topos (T) e fundos (F) ascendentes.
4. Das ações que atenderam os critérios 1, 2 e 3, seleciono apenas aquelas que estão com o OBV (on balance volume) acumulando, ou seja, fazendo topos e fundos ascendentes.

5. A partir deste momento, identifico os suportes e as resistências nos gráficos diário e semanal para cada ação selecionada. Quais são estes suportes e resistências:

a. Máxima dos topos (resistência) e mínima dos fundos (suporte) que compõem os movimentos de alta e baixa dos preços;

b.
Média Móvel de 65 períodos (resistência ou suporte);

c.
Mudança de polaridade, ou seja, suporte que torna-se resistência e resistência que torna-se suporte, conforme exibido na figura abaixo:d. Preço de fechamento, conforme resistência exibida no gráfico abaixo.
6. Neste momento identifico os possíveis sinais de compra em um dos suportes mencionados no item 5. Os sinais de venda nas resistências mencionadas acima são usadas para encerrar operações que estejam em aberto. Que sinais são estes? São os “padrões de reversão ou continuidade” descritos detalhadamente no livro do Steve Nison – Japanese Candlesticks Charting Techniques. Exemplos: Dark Cloud Cover, Evening Star, Morning Star, Bullish or Berish Engulfing, Piercing, etc.

7. Ao selecionar uma ação para compra, analiso se o indicador Climax do Ibovespa e do setor “econômico” da ação (ex. Petróleo) está em um ponto bom para compra ou é melhor aguardar mais um pouco. Para saber mais sobre esta avaliação, leia o excelente artigo do blog de um colega investidor: Você sabe o melhor momento de entrar no mercado?

Observação: Nas minhas análises também visualizo o gráfico Mensal, basicamente com o objetivo de identificar suportes e resistências.

Importante: A minha tomada de decisão para por exemplo efetuar uma compra de uma ação é baseada simplesmente em probabilidades. Jamais afirmo que um preço de uma ação vai subir ou cair, ou então que vai chegar em um determinado preço. Prefiro trabalhar com as probabilidades do preço subir ou cair através da análise gráfica.

Pronto! Este é o meu trabalho de análise durante o final de semana. No máximo gasto 02 horas para executar o roteiro operacional descrito acima. Durante a semana acompanho as ações previamente selecionadas.

E durante a semana, alguma ação pode entrar na lista de acompanhamento? Sim, pode! E como eu faço isto? Descreverei em outro artigo no início desta semana.

Boas análises e investimentos. Obrigado por sua leitura!

14 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. j_burinmail disse:

    Bom dia Dalton
    Muito interessante teu artigo, extremamente racional, simples, inteligente. Aliando este procedimento ao conhecimento estatístico, vc tme otimas ferramentas para acertar mais!
    Também concordo contigo sobre tomar decisões com base em estatística.
    Formidável.
    Abraço
    Boa semana
    Burin

  2. Dalton Vieira disse:

    Burin,

    Muito obrigado pelo seu comentário.

    Bons negócios!
    Dalton

  3. Venturin disse:

    Excelente forma de rastrear ações com potencial, parabéns pelo comentário simples e objetivo. E…. Sucesso.

  4. Pacheco disse:

    Dalton, gostei bastante da sua abordagem. Bastante consciente da
    possibilidade de erro e ao mesmo tempo atenta aos movimentos do mercado (através dos volumes, candlesticks e altas/baixas).
    Esse método não se assemelha em muita coisa com o meu, mas reconheço que é bem pensado e, possivelmente, bem executado.
    Parabéns!

  5. Dalton Vieira disse:

    Venturin,

    Obrigado pelo comentário. Sucesso para vc tb!

    Pacheco,

    Eu tb já operei de outras formas até chegar neste roteiro, baseado na seguinte frase: “Sofisticado é simplificar!”.

    Obrigado e abraços.

  6. André disse:

    Obrigado Dalton por compartilhar seus conhecimentos.
    Bons negócios,
    André

  7. Dalton Vieira disse:

    André,

    É um prazer!

    Obrigado e abraços.

  8. Koyote Freak ... ou Akira simplesmente... disse:

    ótimo dalton… seu blog tá me ajudando muito… fazia uma linha de raciocínio parecida… mas menos elaborada… me ajudou pacas… ainda mais q sou novo no mercado.. e estou arriscando tudo… pois acho q vale a pena….

  9. Dalton Vieira disse:

    “Koyote”

    Fico muito feliz em poder colaborar com aqueles que estão estudando o assunto e querem ficar mais preparados para realizar seus investimentos. O que aprendi e continuo aprendendo sobre o mercado financeiro estarei publicando aqui no blog.

    Em breve novidades!

    Abraços e obrigado por acompanhar o blog.

  10. Albino disse:

    Dalton, para um neófito como eu, seu site, seu curso, seus comentários etc são de uma clareza, simplicidade, elegância e profissionalismo incomparáveis a tudo que tenho visto na internet, parabéns, estarei acompanhando passo a passo.

  11. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Albino,

    A palavra ESPETACULAR representa a minha satisfação ao ler seu excelente comentário.

    Sou apaixonado pelo mercado financeiro, logo é um grande prazer compartilhar o meu conhecimento no assunto, porque em paralelo estou aprendendo muito mais! Fazer isso e ainda receber comentários semelhantes a estes é muito gratificante e motivador.

    Espero sempre vê-lo por aqui. Tenha uma ótima semana!

    Grande abraço e muito obrigado!
    Dalton Vieira

  12. Anonymous disse:

    Olá,Dalton,
    achei interessante a sua forma de abordagem.Pareceu-me técnica(tenho mania por isso),além é claro,de demonstrar boa base de conhecimento.Entrarei mais vezes,mas fico aqui por em quanto.

  13. Jose Armando Barros disse:

    Dalton, lendo este, achei muito interessante o uso do clímax do ibovespa. Esta ferramenta nunca foi usada em cursos de análise técnica. Pois devceria pois é muito importante. Gostaria de saber como localiza-la no ibovespa?

    Obrigado
    Jose Armando Barros

  14. Dalton Vieira disse:

    Olá José Armando,

    Para visualizar o climax do Ibovespa eu uso software de análise gráfica Winstockchart. Para maiores informações consulte WSC – WinStockChart através do menu do blog.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.