Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

06.01.2008 | 14:05

Volume Financeiro da Bovespa em 2007 – 40% do total em apenas 05 empresas

Publicado na(s) categoria(s) Mercado, por Dalton Vieira

Ao ler um artigo que mencionava que o volume financeiro negociado na Bovespa ultrapassou 01 trilhão de reais durante o ano de 2007, fiquei muito interessado em saber o volume negociado em cada ação e quais eram as 20 mais negociadas em termos financeiros. Preparei um estudo a respeito e agora vou compartilhar com você.

No estudo realizado ficou claro que do volume financeiro negociado na Bovespa em 2007 praticamente 40% (39,6%) foi proporcionado por 05 empresas. São elas:
  • Petrobrás
  • Vale
  • Bradesco
  • Usiminas
  • Itaú
O mais impressionante é que 30,8% do 01 trilhão de reais está concentrado em apenas duas empresas: Petrobrás e Vale. A seguir veja o gráfico das 30 ações de maior volume em 2007.

Observe a disparidade entre o volume das ações preferenciais da Petrobrás (PETR4) e Vale (VALE5) em relação as demais. A linha ascendente é a representação percentual do somatório do volume financeiro negociado em cada ação sobre o total em 2007.

Este estudo na minha opinião é formidável porque através dele posso:

1. Criar um importante indicador no programa The Market* das ações mais ativas da Bovespa, conforme destacado no livro do Alexander Elder – Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso. Veja a seguir trecho retirado deste livro sobre o indicador MAS.

O indicador de ações mais ativas (Most Active Stocks – MAS) é a linha de avanço/declínio (LAD) das 15 ações mais ativas da Bolsa de Valores… O MAS é indicador de big money (grana alta) – mostra se o big money está altista ou baixista.

Quando o MAS movimenta-se na mesma direção do mercado de ações como um todo, isso mostra que o big money sustenta a tendência, aumentando a probabilidade de que seja duradoura. Quando o mercado movimenta-se num sentido e o MAS segue em outro, isso mostra que big money está apostando na reversão. Quando o MAS diverge da tendência dos preços, a probabilidade de reversão é ainda mais alta.

A seguir os gráficos da LAD das 15 ações mais ativas em 2007 e do Ibovepa. As divergências apontadas no gráfico são referentes aos dias 28/12/2007 e 03/01/2008, onde o Ibovespa fechou em alta e a LAD em baixa, sinalizando então a possível continuidade da queda. E foi justamente o que ocorreu no dia 02/01 e 04/01.

* Produto fornecido junto com o programa de análise gráfica Winstockchart, disponível para download no site www.winstockchart.com.br.

Abaixo está a lista das “15 mais”. Observe que estas ações representam mais de 50% do volume financeiro total negociado na Bovespa em 2007.

2. Optar por concentrar as operações nas ações mais ativas, por exemplo as 30 mais, da Bovespa. Por quê? Porque na análise técnica (gráfica) quanto maior for a liquidez (volume financeiro negociado) de um determinado ativo, maior será a consistência dos sinais (padrões) gráficos. Portanto, maior a probabilidade de sucesso nas operações baseadas na análise gráfica.

Além disso, as 30 ações mais negociadas na Bovespa em 2007 estão distribuídas nos principais setores da economia (petróleo, siderúrgico, mineração, financeiro, elétrico, telecomunicações, consumo e varejo, imobiliário, transporte, etc).

Estarei colocando um link fixo para este artigo no menu lateral direito deste blog, pois considero o estudo aqui compartilhado importante para as minhas análises e evolução como investidor no mercado financeiro. Espero que o mesmo possa também contribuir no seu aprendizado.

Desejo sucesso nos seus estudos e investimentos. Até breve!

6 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Robson Jardim disse:

    Dalton,

    É impressionante como você consegue traduzir dados brutos e complexos em informações simples, objetivas e extremamente uteis para nosso dia a dia.

    Mais uma vez parabéns pelo trabalho ímpar que você está desenvolvendo no blog.

    Grande abraço e obrigado pelas informações.

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Robson,

    Muitíssimo obrigado pelo seu comentário. Fiquei extremamente satisfeito ao lê-lo. Isto só aumenta minha motivação, que já é grande devido a minha paixão pelo assunto.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. André Delfino disse:

    Dalton,

    estou conhecendo-o agora por indicação de um amigo virtual. Parabéns pela seriedade, lucidez e sutileza. Estarei sempre passando por aqui e aproveitando suas ótimas anáilses.

    Abraços,
    André Delfino

  4. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    André,

    Muito obrigado pelos seus elogios.

    Será um grande prazer sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  5. acvilla disse:

    Correndo o risco de ser repetitivo, desejo lhe dar parabéns por suas análises.
    São claras, objetivas e ricas.
    Aguardo seu curso no Rio de Janeiro.
    Abraços, André

  6. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá André,

    Repetitivo? De forma alguma, a sua opinião é única! Ao meu ver só este fato já elimina a possibilidade de ser repetitiva.

    Muito obrigado pelos parabéns e elogios. Eles aumentam a minha motivação para continuar atualizando o blog com novas análises e informações do mercado financeiro, quase que diariamente.

    Obrigado também pelo interesse no curso Aprendendo a Operar no Mercado de Ações. Em breve trarei boas notícias.

    Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.